​Tudo que você precisa saber sobre prisão de ventre​

Tempo de leitura: 3 minutos

A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal ou intestino preso, acontece quando o intestino tem dificuldade de realizar seus movimentos ou quando eles são pouco frequentes, associado a fezes muito ressecadas, cólicas e desconforto.

Por ser um assunto delicado, muitas pessoas têm vergonha de falar sobre isso e de procurar ajuda médica para conhecer as causas do problema e como tratá-lo. Então, hoje falaremos um pouco mais sobre esse tema que traz dúvidas e atinge a tantas pessoas.

Sintomas

Se você anda com dificuldades para evacuar quando vai ao banheiro e, quando consegue, percebe que as fezes estão secas e em pouca quantidade, pode ser que você esteja com prisão de ventre.

Além desse sintoma, cólicas e desconforto na região abdominal, inchaço na barriga, pele ressecada ou com acne, aumento de gases e irritabilidade emocional são comuns.

A prisão de ventre é mais definida pela dificuldade em evacuar do que pela quantidade de vezes que você vai ao banheiro. Portanto, se você costuma ir uma vez a cada três dias, mas não tem nenhum desconforto, provavelmente não está com prisão de ventre.

Causas da prisão de ventre

Muitos são os fatores que podem levar uma pessoa a ter prisão de ventre, a maioria ligados aos hábitos alimentares. Os principais deles são:

  • não ir ao banheiro quando tem vontade: quando seguramos a vontade de ir ao banheiro e deixamos para depois, nosso cérebro recebe um comando para inibir a evacuação. Com o tempo, isso acaba se tornando automático, o que leva à prisão de ventre;

  • falta de exercício físico: o sedentarismo prejudica o desempenho dos nossos músculos, o que pode causar dificuldades na hora de fazer os movimentos necessários para evacuar;

  • falta de hidratação: a água é muito importante para que as fezes façam seu caminho sem muito esforço, por isso, mantenha a hidratação em dia;

  • alterações no humor: o nervosismo ou a ansiedade devido a algum acontecimento que está por vir, também podem interferir no funcionamento do intestino;

  • má alimentação: consumir muitos alimentos pesados e gordurosos torna o processo de evacuação mais difícil. Outros alimentos que devem ser consumidos com moderação são os queijos, refrigerantes, chocolate, bolacha água e sal e, claro, fast food.

  • uso indevido de remédios: se você já sofreu com a prisão de ventre e tomou laxantes para melhorar, eles podem agora fazer o efeito contrário e te deixar ainda pior.

Tratamento

Existem algumas medidas caseiras que podem ser tomadas para ajudar a combater e a aliviar a prisão de ventre. O consumo de barras de cereal ricas em fibras ou de iogurtes reguladores do intestino podem servir em um primeiro momento.

No entanto, para acabar de vez com a prisão de ventre, é preciso fazer uma mudança de hábitos definitiva. Tente fazer refeições em intervalos regulares, sem pular nenhuma; consuma muitas frutas e verduras, principalmente as ricas em fibras; respeite sua vontade de ir ao banheiro; beba muita água! E se a dor estiver forte, um chá de boldo pode ajudar.

Se ainda assim a prisão de ventre persistir, não hesite em procurar um médico para obter o tratamento adequado. Esse é um problema que acomete muitas pessoas e, provavelmente, muita gente que você conhece já sofreu com ele, por isso não sinta vergonha de perguntar e procurar por ajuda. 

Gostou dessas informações? Que tal compartilhá-las nas suas redes sociais?

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

2 Comentários

    1. Blog Farmácia Benetton

      Que bom , a leitura em nosso blog ajudou você !! fico muito feliz. Se precisar estaremos aqui !

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *