5 dicas para melhorar seu desempenho esportivo

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Não é novidade para ninguém que a prática esportiva demanda uma série de cuidados que visam favorecer a obtenção dos melhores resultados. Para aumentar o desempenho, algumas pessoas fazem uso de substâncias maléficas para o organismo, como esteróides e anabolizantes. Isso não é necessário!

No artigo de hoje preparamos uma série de dicas para que você consiga melhorar seu desempenho esportivo de forma natural e sem correr riscos! Acompanhe!

Alimente-se bem

Uma dieta correta e balanceada, com acompanhamento nutricional, é essencial para suprir suas necessidades, além de ajudar a prevenir e a curar lesões. Cada atividade demandará uma quantidade específica de nutrientes, como carboidratos (aveia, batata doce), proteínas (grão de bico, tofu, carnes) e lipídeos (óleo de linhaça, de coco).

Para a musculação, por exemplo, são indicados alimentos essenciais para síntese muscular, que mantenham um índice glicêmico estável e evitem picos de hiperglicemia, além de alimentos ricos em gorduras insaturadas, como os ômegas 3, 6 e 9.

Cuide do sono

Uma quantidade adequada de sono por noite pode trazer uma vantagem competitiva incrível! Um estudo realizado pela pesquisadora Cheri Mah, da Clínica de Distúrbios do Sono e Laboratório de Pesquisa de Stanford, apontou o melhoramento do desempenho de jogadores de futebol após uma boa noite de sono.

Ela testou e analisou a performance dos atletas quando dormiam o que lhes era de costume e ao dormir duas horas mais que isso. Os resultados foram muito melhores nesse segundo teste e provaram que dormir a quantidade adequada diminui bruscamente os níveis de fadiga muscular.

Estabeleça uma rotina

Mantenha uma intensidade de atividade regular, diária ou algumas vezes por semana, dependendo do seu objetivo. A prática irregular não ajudará a melhorar seu desempenho — pelo contrário, ela chega a ser prejudicial.

Além disso, divida e equilibre sua alimentação em cinco ou seis refeições diárias. Ao fracionar a quantidade de comida, cria-se a sensação de saciedade, evitando exageros e mantendo os níveis de glicogênio e glicose estáveis.

Mantenha a mente sã

Fatores psicológicos como o estresse e a ansiedade afetam o desempenho esportivo. Para que isso não ocorra deve-se dominar a mente e usá-la a seu favor. Atividades de lazer são altamente recomendáveis: nessa hora vale esquecer os problemas e se dedicar inteiramente às atividades prazerosas.

A psicologia do esporte procura entender essa situação e vem desenvolvendo técnicas para que o fator psicológico não seja prejudicial à performance. Busque a ajuda de um profissional da área, se necessário.

Cuidado com os medicamentos

Caso você opte por fazer o uso de medicamentos não-esteroides, seja para garantir mais força, resistência ou mesmo para reduzir peso, esteja atento! Existem boas opções que podem ser adquiridas facilmente no mercado — mas algumas substâncias podem prejudicar seu desempenho esportivo e até mesmo a sua saúde.

Nunca é demais ressaltar: o uso de medicamentos e os cuidados com a alimentação devem ser atividades acompanhadas por um profissional. Somente um médico ou nutricionista qualificado saberá precisar as combinações e as necessidades de acordo com seu biótipo e taxa metabólica. Cuide-se bem e mantenha-se atento a todos os detalhes e aspectos que podem interferir em seu desempenho!

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