6 benefícios da vitamina D3 que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 4 minutos

A vitamina D é essencial para o corpo humano e o nosso organismo é capaz de produzi-la, desde que a pele seja exposta aos raios UVB do Sol. No entanto, os horários de maior aproveitamento da ação desses raios são justamente durante o período em que devemos evitar a exposição solar, entre as 10h e 16h, pelos riscos de desenvolver câncer de pele e envelhecimento precoce.

Para que aproveitemos todos os benefícios da vitamina D3, em muitos casos é necessária a suplementação, já que a fonte alimentar é pobre. Ainda assim, para você que gosta de se informar e se alimentar de forma saudável, citaremos alguns alimentos que contêm a vitamina. São eles: sardinha, atum, fígado, gema de ovo e, em menor quantidade, o leite e alguns vegetais, como os de folhas verde-escuras.

Conheça os vários benefícios e as vantagens de usar a forma manipulada da vitamina D3:

6 benefícios da vitamina D3

1. Fortalece os ossos

A vitamina D3 é responsável por estimular o intestino a absorver o cálcio e o fósforo dos alimentos ou suplementos ingeridos — minerais essenciais para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes.

Com isso, a vitamina D3 colabora para uma maior densidade óssea, favorecendo a saúde dos ossos em todas as fases da vida e prevenindo a osteoporose em adultos e idosos.

2. Ameniza a asma

Durante as crises de asma, o sistema imunológico fica excessivamente estimulado. A vitamina D3 “acalma” o sistema imune, amenizando os sintomas durante uma crise.

Pessoas com níveis aumentados desta vitamina têm menos crises, diminuindo, consequentemente, o uso excessivo de medicamentos industrializados. 

3. Evita a diabetes

A vitamina D3 favorece a secreção de insulina pelo pâncreas. Esse hormônio é responsável pelo aproveitamento do açúcar pelo organismo, impedindo que ele se acumule na corrente sanguínea.

O excesso de açúcar no sangue leva ao diabetes. Assim, a vitamina evita o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

4. Afasta a depressão, ansiedade e estresse

Ela estimula a produção do estrogênio na mulher e da testosterona no homem. Quando esses hormônios estão em doses baixas, pode gerar tristeza, irritabilidade e ansiedade. 

O colecalciferol ainda mantém em equilíbrio o nível do cortisol, hormônio que, em excesso, é um dos responsáveis pelo estresse.

5. Reduz o apetite e queima gordura

Bons níveis de vitamina D3 geram maior queima de gordura corporal, levando ao emagrecimento. Isso acontece porque as áreas das células que captam a vitamina ficam estimuladas e isto ativa o gasto energético celular.

Já o apetite é reduzido porque o colecalciferol ajuda o cérebro a controlar a fome excessiva.

6. Protege o coração

Como atua na nutrição muscular, ela é fundamental no bombeamento do sangue pelo coração. 

A vitamina D3 ainda deixa as paredes das artérias menos rígidas, ficando menos sujeitas à arteriosclerose. Esse efeito ainda é capaz de reduzir a pressão alta em hipertensos e também resulta em menor risco de infarto.

Vantagens da manipulação da vitamina D3

Dose personalizada

Os medicamentos industrializados são vendidos com dosagens preestabelecidas e, em muitos casos, o paciente necessita de uma dose diferente das disponíveis nesses medicamentos.

Nestas ocasiões, o médico receita a dose mais adequada ao paciente, que terá seu medicamento produzido em uma farmácia de manipulação. Entenda isso melhor, lendo este artigo: Você sabe a diferença entre remédio manipulado e industrializado?

Fórmula com mais ativos

Caso o paciente necessite usar outros princípios ativos, o médico pode prescrever todos eles em uma mesma fórmula, incluindo a vitamina D3. Isso evita que a pessoa precise tomar vários medicamentos diferentes juntos.

Melhores formas farmacêuticas para a vitamina D3

Para que a vitamina D3 tenha uma absorção mais rápida e eficiente, são indicadas duas formas farmacêuticas para manipulá-la.

São elas a solução oral oleosa, que geralmente é administrada em gotas, e as pastilhas sublinguais, um comprimido bem pequeno que se dissolve ao ser colocado na boca.

Pelo que mostramos acima, você já percebeu que níveis funcionais de vitamina D3 fazem muito bem à saúde e auxiliam no tratamento de várias doenças. 

Conhece mais alguns benefícios da vitamina D3? Já tomou ou deseja tomar suplementos vitamínicos? Deixe um comentário abaixo contando suas experiências e dúvidas.

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *