9 dicas de alimentação para começar bem o dia

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a falta de tempo e a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não realizando a primeira refeição do dia, o café da manhã. Porém, uma boa alimentação ao acordar é essencial para garantir um ótimo dia e manter a saúde e o bem-estar. Uma refeição bem feita vai proporcionar toda a energia e disposição de que precisamos para realizar as mais diversas tarefas ao longo do dia.

Além disso, a qualidade do desjejum influencia diretamente no emagrecimento. Comer bem logo após acordar acelera o metabolismo e faz com que o organismo queime mais calorias ao longo do dia. Quando o corpo não tem alimentos de onde tirar energia, acaba queimando músculos para produzi-la, acumulando, assim, mais gordura. Neste post você vai encontrar algumas dicas de alimentação para ter um ótimo dia. 

Para manter uma alimentação equilibrada logo no começo do dia, alguns alimentos não podem faltar. Confira!

1. Consuma frutas de variados tipos

São ricas em diversas vitaminas, fibras e minerais, por isso são indicadas em muitas dietas. Frutas são fonte de saúde, previnem doenças, rejuvenescem e possuem uma enorme variedade. A escolha de qual vai ser consumida pode variar de acordo com o gosto ou com os nutrientes que a pessoa deseja ingerir. Podem ser servidas sólidas, em forma de sucos ou em vitaminas.

2. Prefira pães integrais

Os carboidratos são indicados na primeira refeição do dia, pois fornecem bastante energia. Os integrais são as melhores opções, possuem fibras, mais nutrientes e proporcionam maior sensação de saciedade do que os pães comuns.

3. Faça uso de leite e derivados

Esses alimentos são fonte de cálcio, necessário para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e também para prevenir osteoporose e outras doenças nos adultos. As versões desnatadas ou lights possuem menos gordura. 

4. Use cereais para acompanhar frutas 

Granola, aveia, linhaça, amaranto e similares são excelentes aliados da saúde. Possuem fibras e muitos outros nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do organismo e saciedade. Também são ótimos acompanhamentos para as frutas.

5. Beba o chá mais adequado ao seu organismo

Essas bebidas são boas para acompanhar os alimentos e hidratar o corpo, porém cada chá possui características diferentes. Alguns contêm cafeína e proporcionam mais ânimo, outros têm efeito calmante, entre outras qualidades. Procure saber o tipo de chá mais adequado para você.

6. Tome café para começar bem o dia

Uma clássica fonte de energia dessa refeição, o café também tem propriedades antioxidantes. O açúcar e os cremes devem ser utilizados de forma moderada para manter a bebida saudável.

7. Faça uso de oleaginosas ao acordar

Amêndoas, nozes, macadâmia, castanhas e pistache são ótimos alimentos para começar o dia. Fornecem disposição e possuem gorduras boas para o organismo. Também são fáceis de transportar, ajudando quem precisa fazer um lanche fora de casa.

8. Coma ovos pela manhã 

O ovo é uma escolha inteligente para a manhã, pois é rico em proteínas e possui mais 13 nutrientes necessários ao organismo, além de ser um alimento que traz saciedade, deixando a fome longe por mais tempo.

9. Insista em se alimentar pela manhã

Se você é daquelas pessoas que acorda sem nenhum apetite e tem dificuldade para se alimentar cedo, coma primeiro os alimentos que mais gosta para incentivar. Outra medida é priorizar líquidos, optando por uma vitamina reforçada que misture cereais, frutas e leite. 

No dia anterior, procure jantar até as 20h e durma bem. Dessa forma, acordará com mais apetite e saudável. Mastigue devagar, isso também ajuda na digestão e no funcionamento da mente. 

Com todas essas dicas de alimentação seu dia vai começar saudável e cheio de energia. EM pouco tempo a saúde vai sentir o impacto positivo e sua qualidade de vida vai melhorar.

Gostou das sugestões? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas comecem o dia de uma forma excelente!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *