Afinal, o que pode ser dor de estômago?

Tempo de leitura: 3 minutos

A dor no estômago é um problema muito comum e que pode ter diversas causas, como gases, acidez, nervos, cólon irritável, entre outras.

As dores podem prejudicar a nossa rotina e são um reflexo do organismo que serve para avisar de que algo não está muito bem. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que pode ser dor de estômago, já que esse problema é muito recorrente na população.

Neste post, vamos falar sobre as principais causas dessa condição. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira!

Gases

O excesso de gases é um importante sinal da má digestão, que pode estar relacionado a complicações como gastrite ou a presença de bactérias no estômago. Diante disso, quando o alimento chega ao estômago, ele encontra um ambiente adverso, no qual pode existir também a bactéria H. pylori.

Isso dificulta a digestão e o alimento pode permanecer por horas no estômago, causando desconfortáveis gases. Eles tendem a se concentrar geralmente na boca do estômago, abaixo das costelas. Assim, uma pressão dolorosa pode causar espetadas, inclusive ao respirar.

Acidez

A acidez estomacal, ou azia, é causada principalmente por alguns problemas digestivos, como a regurgitação ácida do estômago para o esôfago. O ácido que está presente no estômago é muito forte, portanto, há uma camada de muco especial que protege a parede contra essa substância

O esôfago não apresenta essa proteção especial e o esfíncter esofágico não se fecha completamente. Com isso, parte do esôfago pode ser danificada pelo refluxo do ácido do estômago. As razões da acidez estomacal podem ser ingestão excessiva de alimentos picantes ou gordurosos, ficar sem comer por muito tempo, entre outras.

Nervosismo

Em alguns casos, o estresse e a ansiedade podem se acumular no estômago. Logo, o termo gastrite nervosa está relacionado quando a pessoa, por causas psicológicas, apresenta sintomas de gastrite — como queimação ou sensação de dor no estômago. Esse problema é comum em pessoas que são submetidas a um estresse emocional, podendo ou não exibir alterações inflamatórias gástricas.

Os nervos tendem a se acumular no estômago, causando acidez, má digestão e até mesmo diarreia. Devido ao estresse, esse problema é bastante comum, mas é preciso ficar atento para que não se origine doenças mais graves.

Cólon irritável

As paredes do nosso intestino são revestidas por músculos que se contraem e relaxam de acordo com a passagem do alimento em direção ao reto. No cólon irritável, as contrações são mais fortes e duram mais que o normal, surgindo os sintomas da doença, como flatulência, diarreia, gases e prisão de ventre.

Em alguns casos, pode ser que ocorra contrações intestinais mais lentas, retardando a passagem de alimentos e levando a fezes mais endurecidas.

Determinados medicamentos

Alguns anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, podem causar dor estomacal, pois eles retiram a camada de muco que recobrem o estômago. Com isso, as paredes ficam mais expostas à ação dos ácidos presentes na digestão.

Portanto, se você precisa tomar esse tipo de medicamento constantemente, o ideal é tomar um protetor gástrico para evitar o efeito colateral.

Agora que você já sabe o que pode ser dor de estômago, não deixe de consultar um médico especializado sempre que sentir alguma irritação estomacal. Além disso, você pode optar por medicamentos naturais e que não prejudiquem a saúde, como chás, infusões e alimentos saudáveis.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então saiba o que é Turkesterona e quais são seus efeitos e indicações!

 

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *