Aprenda mais sobre as causas e como lidar com a insônia

Tempo de leitura: 4 minutos

A insônia é um problema muito comum no Brasil. Pode ser causada por diversos fatores e também existe o risco de ser sintoma de distúrbios e doenças. A dificuldade em dormir atrapalha a qualidade de vida, o desempenho no trabalho e pode deixar a saúde mais vulnerável. Por conta de tudo isso é preciso saber lidar com a insônia.

Para combater o incômodo, o caminho é investigar a origem e seguir o tratamento adequado. O primeiro passo é identificar a intensidade do inconveniente, que pode durar um dia, uma semana, um mês ou toda a vida.

Causas da insônia

Se você não consegue pegar no sono ou não consegue mantê-lo por horas, acordando repentinamente sempre, então está sofrendo com esse mal. Mas o que faz com que você não durma? Pode ser um ou mais motivos.

  • Distúrbios hormonais, como alterações na tireoide, podem fazer com que o sono vá embora.
  • Diabetes também provoca cansaço, modificações no humor e insônia.
  • Dores crônicas costumam impedir que a pessoa durma bem. A enxaqueca está diretamente ligada a esse mal, assim como a artrite, por exemplo.
  • Problemas cardiovasculares também contribuem para a dificuldade em dormir. 
  • Situações de estresse, como adversidades no trabalho, com a família, acúmulo de funções, cansaço, tudo isso faz com que o seu sono vá embora.
  • Ansiedade: as preocupações são campeãs em manter a pessoa sempre alerta, principalmente quando excessivas. 
  • Depressão também é um distúrbio que causa insônia em muita gente.
  • Substâncias estimulantes e drogas também são vilãs quando o assunto é sono. O alto consumo de cafeína mantém o corpo estimulado. E a nicotina e o álcool são inimigos da saúde e do sagrado ato de dormir. 

A insônia é uma questão complexa e pode ser provocada pela junção de um ou mais fatores combinados. Por isso, é necessário investigar e tratar possíveis doenças, além de resolver o problema do sono.

Como lidar com a insônia

Tire os aparelhos eletrônicos do quarto

Televisão, celular, tablet, videogame e computador estimulam a mente. Eles despertam a atenção e são iluminados, fazendo com que o sono vá para longe. A presença desses itens na cama próximos à hora de dormir prejudicam bastante. 

Tecnologia também pode ser aliada

Embora a o uso dos aparelhos tecnológicos seja contraindicado tarde da noite, alguns aplicativos, se bem usados, podem ajudar. Existem serviços do tipo para monitorar o sono, avaliando o comportamento, dando dicas e contribuindo para o planejamento do descanso.

Evite lidar com problemas antes de dormir

Deixe isso para o dia. Procure não entrar em debates ou discussões antes de dormir, nem ficar pensando demais em adversidades, pois essas atividades deixarão a mente alerta e trabalhando.

Garanta o seu conforto

Use pijamas confortáveis, se o corpo for apertado ou incomodado, a mente não consegue descansar. Controle também a temperatura do quarto para que não sinta calor, nem frio.

Alimentação saudável

Uma nutrição equilibrada traz uma infinidade de benefícios, um corpo mais saudável descansa melhor. Além disso, durante a noite, dê prioridade para alimentos com propriedades calmantes, evitando os estimulantes, como café, chocolate, doces em geral e comida muito pesada e gordurosa.

Pouca iluminação

Quanto estiver chegando perto da hora de dormir, comece a diminuir gradativamente a iluminação da casa. A luz estimula o cérebro a manter o corpo desperto, reduzindo a secreção de melatonina, hormônio responsável pelo controle dos ciclos de sono e atenção. 

Cuide da saúde da mente e do corpo

Como mencionado acima, diversas doenças podem causar esse problema. Então, investigue se você está com alguma delas e trate corretamente. Regule seus hormônios e tome os remédios necessários. 

Os sofrimentos psíquicos são grandes vilões quando o assunto é insônia. Então, no caso de suspeita de transtorno de ansiedade, estresse e depressão, procure os profissionais responsáveis e trate o problema.

Após identificar as possíveis origens do mal e colocar as dicas para melhorar a qualidade do sono em prática, fica mais fácil lidar com a insônia. Torne a sua casa um ambiente propício ao relaxamento e cuide do templo que é o seu corpo.

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