Aumentar a longevidade é possível! 4 hábitos que fazem a diferença

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Viver mais, aumentar a longevidade e manter a qualidade de vida ao longo dos anos é o desejo da maioria das pessoas. Contudo, a correria do dia a dia e as “comodidades” da vida moderna podem ser problemas para as próximas gerações de idosos, mesmo com o aumento da expectativa de vida e a evolução da ciência.

O sedentarismo, o estresse e a má alimentação afetam a vida das pessoas independente do sexo ou idade. Contudo, a partir dos 50 anos, a atenção à saúde deve ser redobrada. Segundo pesquisa do Ibope, 80% das pessoas nessa faixa etária consideram o cuidado físico como prioridade, mas 61% delas comem mal e 66% delas são sedentárias. Então, como aumentar a longevidade? Seguindo alguns hábitos, é possível sentir a diferença!

Alimente-se bem!

Um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard, defende que cada pessoa necessita ter uma alimentação diferente. Não existe dieta perfeita, o importante é procurar a orientação de um especialista e seguir algumas dicas básicas:

  • beba menos: o consumo excessivo de álcool envelhece e traz sérios problemas à saúde. Contudo, pesquisadores da Universidade de Washington, descobriram que uma taça de vinho tinto por dia pode ser uma verdadeira fonte da juventude;

  • beba mais água: o líquido ajuda a emagrecer, hidrata, tem magnésio, essencial para na saúde feminina e mantém a aparência saudável da pele. Beba de 1,5 a 2 litros por dia;

  • pare de fumar: estudos da Fundação do Câncer mostram que o fumo provoca mais de 50 doenças, aumenta o risco de câncer e diminui a expectativa de vida e causa envelhecimento precoce;

  • evite gorduras e açúcares: alimentos com altos índices de gorduras e açúcares podem causar doenças como hipertensão arterial e diabetes, além de obesidade;

  • coma mais frutas e verduras: elas possuem vitaminas, alto valor nutricional, fibras, nutrientes e ajudam no bom funcionamento do organismo. A OMS recomenda o consumo de 5 porções de frutas por dia.

Exercite-se sempre!

Segundo estudo do Ministério do Esporte, 46% dos brasileiros são sedentários. Dentre alguns benefícios da atividade física estão: controle do peso, redução da pressão arterial, alívio de dores, combate à depressão e retardo de complicações da idade.

  • hidroginástica e natação: exercícios aquáticos têm menos impacto, menors risco de lesão, ajudam no condicionamento cardiorrespiratório e mantêm a vitalidade;

  • caminhada: melhora a circulação, a respiração, combate a osteoporose, e aumenta a sensação de bem-estar;

  • musculação: fortalece os ossos, dá equilíbrio, aumenta a massa magra, o gasto calórico e a imunidade do organismo. Procure um profissional da área antes de iniciar os treinos;

  • dança: é uma ótima aliada do bem-estar, autoestima e saúde. Tonifica os músculos, melhora a flexibilidade, a comunicação e o sexo.

Mesmo se você nunca exercitou-se na vida, nunca é tarde para começar!

Use suplementos e vitaminas naturais!

Além de uma alimentação saudável e exercícios físicos, existem suplementos específicos, medicamentos com menos aditivos químicos, além de vários tipos de ativos e vitaminas, que eliminam os radicais livres e impedem doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

  • diminua o estresse: ele provoca o aumento excessivo do cortisol, que aumenta o número de radicais livres. Use Florais de Bach;
     
  • use protetor solar: os raios UVA e UVB envelhecem a pele e são os principais causadores de câncer de pele; 
     
  • betacaroteno: previne doenças como o AVC e até alguns tipos de câncer;
     
  • óleo de cártamo: por ser rico em vitamina E, o cártamo é um poderoso antioxidante natural;
     
  • suplementos alimentares: use algum a base de antioxidantes, muito ausentes em nossas dietas.

Aproveite a vida para aumentar a longevidade!

O bom humor também ajuda a aumentar a longevidade! Segundo o clínico geral, Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo, o bom humor produz endorfina, que ajuda no controle da pressão arterial, regula o sono, a função sexual e até a resistência à dor, além de impedir o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Viaje, curta a vida, tenha contato com a natureza, veja seus parentes e amigos queridos, tenha uma atitude positiva, bem-humorada e conheça coisas novas todos os dias. Siga essas dicas de saúde e tenha uma vida mais ativa e saudável, em qualquer idade.

Dias estressantes? Descubra 4 terapias alternativas que podem lhe ajudar!

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