Como controlar estrias? Entenda como funciona este processo

Tempo de leitura: 4 minutos

Estas marcas são muito comuns, mas causam grande incômodo e aborrecimento nas mulheres. O controle de estrias quanto ao seu surgimento passa pela mudança de alguns hábitos e do tratamento com produtos adequados.

Uma boa alimentação e o controle do “efeito sanfona” são algumas das medidas que podem ser adotadas para que a pele não sofra os danos que resultam na estria. Essa surge quando há expansão recorrente em determinados locais do corpo.

Em paralelo, alguns tratamentos com fins estéticos são ótimos para controlar a incidência das marcas indesejadas em qualquer corpo. Acompanhe este post e veja como é possível se ver livre das estrias!

Aparecimento de estrias: entendendo como surgem

Basicamente, a estria surge quando há um esticamento excessivo da pele. Grávidas, pessoas que engordam e emagrecem constantemente, que vivem de idas e voltas nas academias e jovens são as pessoas que mais sofrem com elas.

Cientificamente falando, as estrias surgem quando as fibras de sustentação da pele se rompem devido a um grande estiramento. As marcas aparecem de dois modos diferentes, e cada um significa que a lesão está em um estágio.

Marcas vermelhas

Neste estágio, as marcas são reversíveis. A vermelhidão é um indicador de inflamação da pele, decorrente de um estiramento que aconteceu recentemente e que pode ser corrigido. Para essas, basta buscar tratamento.

Marcas brancas

Estas já se encontram em estágio avançado, podendo ser consideradas irreversíveis. A cor indica que a lesão aconteceu e já cicatrizou sem a tentativa de reversão do quadro. O tratamento possível só poderá melhorar o aspecto, mas não curar definitivamente as estrias.

Controle de estrias: tratando e amenizando marcas

Naturalmente as mulheres têm mais propensão a ter estrias, e a explicação é biológica. A progesterona e o estrógeno, hormônios exclusivamente femininos, colaboram para o esticamento excessivo da pele.

Mas como evitar ou tratar esse problema? A melhor atitude, primeiramente, deve ser preventiva. Talvez a principal mudança seja ter maior cuidado com o controle do peso. O “efeito sanfona” faz com que a pele tenha que se expandir constantemente.

Uma reeducação alimentar e a prática de atividades físicas são as duas mudanças fundamentais para manter o peso e evitar as idas e vindas da balança

Nem sempre o corpo consegue acompanhar as mudanças, e é aí que acontecem os rompimentos das fibras da pele. Em alguns momentos, como no crescimento das adolescentes e na gravidez, é mais difícil de evitar, por serem fatores naturais.

Prevenção e controle de estrias com produtos

Para esses casos, o tratamento com produtos específicos é um ótimo recurso na prevenção quanto ao aparecimento das marcas. A hidratação é um hábito simples, mas que faz muita diferença. Pele seca está mais propensa às estrias.

Existem também os cremes próprios para a prevenção de estrias. Esses produtos possuem alguns ativos que agem diretamente no problema, mas é bom lembrar: eles só servem para prevenir, ou quando as estrias ainda estão no início (vermelhas).

Os principais ativos do mercado hoje são os ácidos retinóicos, o DermCom, que aumenta o colágeno e a elastina das áreas afetadas e o Hidroxyprolisiane C, que atua no processo de regeneração da pele com estrias.

O tratamento com métodos avançados

Com a indicação de um profissional especializado, é possível melhorar consideravelmente a aparência das estrias por meio de tratamentos avançados.

Fraxel Laser SR 1500

Tratamento com laser que faz microperfurações na pele, de modo que a faça cicatrizar com ajuda do colágeno. Os resultados aparecem em três sessões, com intervalos quinzenais entre elas.

Luz pulsada

Cinco a oito sessões com esse tratamento a laser curam as lesões avermelhadas, aquelas na fase inicial.

Peeling

Um dos mais conhecidos, o peeling “lixa” a pele com microcristais de óxido de alumínio. Ele elimina as camadas lesionadas da pele, fazendo a regeneração celular. Ideal para as marcas brancas.

Com os cuidados certos com a saúde, utilizando produtos de prevenção e, se precisar, adotando tratamentos, o controle de estrias e sua remoção é possível sempre! Siga-nos nas redes sociais para não perder mais nenhum conteúdo como este: Facebook | Instagram!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *