Como escolher o hipercalórico ideal para mim?

Tempo de leitura: 3 minutos

O seu tempo está correndo cada vez mais depressa e seus treinos ainda não lhe renderam o ganho de peso desejado? Se está difícil atingir a meta de ingestão de calorias por meio de uma alimentação balanceada, saiba que os suplementos hipercalóricos podem ser uma alternativa para ajudá-lo. Mas, lembre-se: é importante sempre buscar o auxílio de um nutricionista. 

Com um mercado repleto de opções, vale a pena seguir algumas orientações para escolher o hipercalórico ideal voltado à sua rotina diária. Sendo uma combinação de vitaminas, proteínas e minerais, os suplementos trazem ainda uma concentração de carboidrato, com elevado índice glicêmico.

É indicado principalmente para quem quer adquirir massa muscular.” Geralmente, os hipercalóricos são procurados pelas pessoas que têm metabolismo rápido, com dificuldade para ganhar peso. 

Quer descobrir como escolher o hipercalórico ideal? Continue a leitura!

Avalie a proporção de proteína e carboidrato

Tendo em vista que este tipo de suplemento traz combinações de proteína e carboidrato em grandes quantidades, é importante analisar a proporção contida no produto que você irá escolher. Geralmente, os que tiverem maior quantidade de carboidrato terão um valor menor. Apesar do custo maior, os que possuírem mais proteína nas especificações certamente te ajudarão mais, sempre aliando a ingestão com atividades físicas, principalmente anaeróbicas, como a musculação.

As dosagens do consumo também devem ser levadas em conta, seja no suco, no leite ou na água, como no pré ou pós treino. As porcentagens no café da manhã e no almoço devem seguir valores diferenciados na ingestão de calorias.   

Há produtos que fornecem mais de 1.800 calorias em uma porção de 500g. É preciso fracionar em períodos alternados para que seu organismo não se sobrecarregue e escolher um sabor agradável ao seu gosto. Geralmente, as opções são chocolate, morango e baunilha. 

Opte por produtos saudáveis

Os produtos que vierem com baixa quantidade de açúcares também são mais recomendados. Observe também se tem fibras alimentares. Uma quantidade de 10g é suficiente para uma refeição. As fibras frequentemente trazem na composição de suas fontes a aveia, farinha de quinoa ou de batata doce, ajudando a controlar os níveis de apetite. 

Conter lipídios de óleos essenciais, como de coco, também ajuda, trazendo energia para as células. Observe se os nutrientes estão bem distribuídos na proporção geral do produto, sempre se lembrando de priorizar os com baixo nível de açúcares. 

Há marcas mais sofisticadas, livres de glúten e de colorantes artificiais, fornecendo até 1.000 calorias de bons nutrientes. Valorize estas opções.  

Consuma o produto da forma indicada 

A ingestão dos hipercalóricos deve ocorrer juntamente com as refeições consideradas mais leves do dia. Jamais substitua uma refeição pelo produto, ingerindo sempre uma salada ou frutas de acompanhamento. Se você pratica musculação, somente após o treino o hipercalórico deve ser o único alimento consumido, misturado com leite, água ou suco.  

Fique atento também a possíveis sinais de alterações em seu organismo. Caso sinta náuseas, vômito ou diarreia, seu médico deverá ser consultado. Afinal, existem contraindicações para hipoglicêmicos. O aumento na taxa de insulina é outro ponto que acontece após o início da ingestão dos hipercalóricos. 

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