Descubra os benefícios dos florais de Bach!

Tempo de leitura: 3 minutos

Lidar com emoções é um grande desafio, principalmente para quem deseja viver com harmonia e plenitude. Quando elas entram em desequilíbrio podem levar a diversas complicações, inclusive doenças físicas.

Os florais de Bach, em vez de tratar os efeitos desse desequilíbrio, atuam nas suas causas, possibilitando a cura dos estados emocionais, mentais e até espirituais do paciente.

Se você ficou interessada no assunto e quer saber mais sobre os florais, continue lendo este post!

O que são florais de Bach?

Desenvolvidos por Edward Bach, os florais de Bach são uma terapia alternativa e holística que visam tratar diversos problemas por meio do uso de essências extraídas das flores.

Essas essências possuem o poder de transformar pensamentos e emoções negativas, já que a vibração das flores entram em contato com o campo vibracional do paciente, transformando-o.

Segundo a terapeuta Simone Filkauskas Sequeira, o tratamento de florais de Bach é conhecido também como lei dos opostos porque, para cada emoção negativa  tristeza, depressão, estresse —, existe uma essência que proporciona virtudes opostas, como alegria, coragem, paz, tranquilidade, entre outras.

Como os florais tratam as emoções, é importante ter em mente que eles não são remédios e, por esse motivo, não possuem contraindicações. Por exemplo, eles não tratam uma gastrite, mas atuam diretamente nas causas que levam uma pessoa a desenvolver a doença. 

Para quem são recomendados?

Os florais são recomendados aos pacientes de acordo com seus estados emocionais. Por isso, o dr. Bach os separou esses estados em sete grupos, nos quais se baseou para criar as 38 essências usadas nos tratamentos. 

Os sete grupos são:

  • medo;
  • incerteza/insegurança;
  • solidão;
  • falta de sono;
  • desalento ou desespero;
  • hipersensibilidade aos outros;
  • falta de interesse no presente.

As 38 essências são indicadas de acordo com o estado emocional da pessoa — luto, estresse, insônia, procrastinação, tristeza. O dr. Bach acreditava que é preciso tratar a personalidade do indivíduo, e não apenas a doença. 

Dentre as mais usadas podemos citar: Rescue Remedy, Red Chestnut, Wild Oat, Mustard, Heather, Holly, Larch e Chicory.

Quais os benefícios dos florais de Bach?

Pode parecer óbvio que o grande benefício dos florais seja a cura emocional, mas ela não é a única vantagem das essências de Bach. 

A seguir, confira por que a cada dia mais pessoas se rendem aos efeitos terapêuticos dos florais: 

  • não possuem contraindicações nem efeitos colaterais;
  • despertam o potencial de cura que toda pessoa possui;
  • estimulam bons sentimentos, como amor, alegria, tranquilidade, paz etc.;
  • são indicados para todo tipo de pessoa, inclusive portadores de necessidades especiais e doenças degenerativas;
  • têm custo acessível.

De que forma eles agem?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a terapia floral é reconhecida como terapia complementar. Os florais não são medicamentos, mas suplementos especiais que têm se mostrado eficazes na busca pela harmonia, qualidade de vida e bem-estar. 

Eles atuam despertando as potencialidades latentes do indivíduo, acionando o seu poder de autocura e manifestando as virtudes que estavam adormecidas. 

Não há idade certa para começar a usar florais nem momento ideal. Podem ser indicados por um terapeuta floral ou pelo farmacêutico da farmácia de manipulação de sua preferência. Além de montar o floral, ele tem conhecimentos para indicar a essência mais apropriada para cada situação.

As gotas podem ser administradas puras, por via oral, ou passadas nos lábios. Algumas pessoas também costumam passar o floral atrás das orelhas, nos pulsos e têmporas.

E então, gostou de saber mais sobre os florais de Bach? Conte para a gente nos comentários o que achou e compartilhe as suas dúvidas!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *