Descubra para que serve a maca peruana e tire suas dúvidas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar em maca peruana? Sabe onde surgiu e como ela pode te ajudar? Essa planta vem ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo por seus inúmeros benefícios ao corpo. E não é à toa que ela começou a chamar a atenção daqueles que buscam uma dieta mais saudável e equilibrada, tornando-se assim, uma referência em saúde e bem-estar.

Neste artigo veremos para que serve a maca peruana, seus benefícios e qual a maneira indicada para ser ingerida. Acompanhe!

O que é a maca peruana?

A maca peruana, conhecida pelo nome científico Lepidium Meyenii, é um tubérculo nativo da Cordilheira dos Andes. Também é conhecida pelos nomes Ginseng Peruano ou Maca Andina. O nome se deve pelo fato de ser uma planta muito consumida no Peru, há mais de 2000 anos. Os povos andinos que costumam fazer uso desse alimento possuem uma qualidade de vida alta e vivem em média 80 anos.

Como tomá-la?

A maca peruana, em seu estado original, é uma raiz. Inicialmente ela é processada apenas no Peru e chega ao Brasil no formato de pó ou farinha, ou às vezes em cápsulas.

O pó é considerado versátil, já que pode ser misturado na água, sucos ou vitaminas. Também pode ser utilizado no preparo dos alimentos no dia a dia, podendo ser incluído em refeições, frutas ou bolos.

Pode ser encontrada à venda em muitas farmácias e laboratórios de manipulação. O nutricionista ou nutrólogo são os profissionais adequados para definir a quantidade certa a ser ingerida por cada pessoa, levando em conta fatores como peso, estilo de vida e objetivos do cliente.

Para que serve a maca peruana?

A maca é usada com o intuito de cura medicinal e problemas ligados à fertilidade, vitalidade, clareza mental e desejo sexual. Dessa forma, ela é conhecida por suas propriedades terapêuticas e pelos seus incontáveis benefícios ao corpo humano.

Também é muito conhecida pelo seu potencial na perda de peso, já que atua no sistema neurológico inibindo o apetite e levando assim, a um emagrecimento natural.

Além disso, é uma fonte de proteínas, fibras e sais minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco, etc. Também é rica em vitaminas A, C, D, E, e do complexo B, dentre outros nutrientes necessários ao funcionamento do nosso organismo e indispensáveis para uma alimentação saudável. Dessa forma, o seu consumo se deve principalmente pelo seu alto valor nutritivo e pela presença de fitoquímicos, ou seja, antioxidantes favoráveis ao corpo.

Quais os seus benefícios?

1. Ajuda no emagrecimento

A maca é amplamente utilizada por aqueles que desejam perder peso de forma saudável e natural.

Ela possui uma quantidade baixa de calorias (cerca de 30 calorias por 10 g de produto) e é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico — mais da metade da composição da maca peruana é de carboidratos de qualidade (cerca de 59%).

Desse modo, ela ajuda no emagrecimento por ser rica em fibras. Assim, quanto maior a quantidade desse nutriente, maior será a sensação de saciedade, reduzindo assim, a ansiedade e a vontade de comer sem necessidade e em grandes quantidades.

2. Tem efeito afrodisíaco

Um dos grandes benefícios da maca é o seu famoso efeito afrodisíaco. Seu uso é historicamente conhecido por estimular o desejo sexual.

A ingestão do tubérculo aumenta a libido e reduz significativamente os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, responsáveis pelos efeitos estimulantes.

3. Estimula a fertilidade

Um dos efeitos da maca peruana é aumentar a motilidade espermática, ou seja, o número de sêmen e de espermatozoides nos homens — o que eleva a fertilidade consideravelmente.

Os profissionais de saúde e consumidores do alimento costumam relatar a melhora da função hormonal e o aumento da fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres.

4. Aumenta o nível de energia

O uso da maca eleva o nível de energia e disposição para as tarefas do dia a dia. Ela é muito indicada para os praticantes de atividades físicas que buscam mais vigor e também para atletas que desejam melhorar a sua performance esportiva.

Como já mencionamos, a maca possui carboidratos complexos, que são ótimas fontes de energia e que auxiliam no controle do metabolismo. Também são ricas em vitaminas do complexo B, substâncias que atuam nas reações bioquímicas do corpo, responsáveis por ampliar a produção de energia.

5 .Previne o diabetes

A maca peruana também é uma aliada na prevenção do desenvolvimento do diabetes. O alimento reduz a absorção de glicose e inibe a ação de uma enzima responsável por atuar no processo de digestão. Assim, por ter um alto teor de carboidratos de qualidade, ela evita os picos de insulina que poderiam sobrecarregar órgãos como o pâncreas.

Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma única vez, o que poderia elevar a resistência da célula à substância e favorecer o diabetes.

6. Reduz o risco de osteoporose

A osteoporose é uma grande vilã, principalmente para as mulheres, durante e após o período da menopausa. É nessa época que os níveis do estrógeno, um hormônio que atua protegendo e fortalecendo os ossos, diminuem no organismo.

A maca peruana pode ser uma grande aliada para prevenir a doença, já que contém elevados índices de cálcio (100 gramas oferecem cerca de 150 mg de cálcio). Para termos uma ideia dessa proporção, vamos comparar com o leite (100 g de leite contém cerca de 100 mg de cálcio).

Entretanto, além do consumo habitual da maca peruana, é recomendável a prática regular de exercícios físicos e a exposição solar para prevenir o surgimento de osteoporose.

É importante mencionar que, apesar de ser um alimento que gera inúmeros benefícios para o organismo, também é essencial manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e com porções balanceadas de carboidratos.

Agora você já sabe para que serve a maca peruana e a sua influência benéfica no corpo. Considere inserir esse alimento em uma posição de destaque na sua dieta e garanta assim, a sua saúde e qualidade de vida.

Gostou deste post? Então, entre em contato conosco e saiba como melhorar a sua saúde de maneira natural.

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *