Efeito sanfona: entenda o seu perigo para a saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

São muitas as pessoas que tentam emagrecer, seja por saúde, seja por estética. Várias delas acabam enfrentando uma situação indesejada: o tal do efeito sanfona.

O que é o efeito sanfona?

Certamente você já ouviu falar dele e talvez até já tenha passado por esse problema várias vezes. Você faz dieta e se dedica, mas desanima ou se descontrola e o peso começa a voltar. Muitas vezes, você ganha até mais peso do que tinha antes de emagrecer.

Essa situação de engordar e emagrecer repetidamente é chamada de efeito sanfona e pode prejudicar e muito a sua saúde.

Por que ele acontece?

Para entender como o efeito sanfona acontece, é preciso compreender como o nosso corpo pensa. A premissa mais básica de todo animal, seja ele racional ou irracional, é a sobrevivência.

Quando você realiza uma dieta muito restrita, cortando uma quantidade considerável de comida, o nosso corpo entra em modo de economia. Ele entende que não há muita comida disponível e começa a poupar energia para os “momentos mais críticos” que virão.

Então, no momento em que você já perdeu o peso que queria e volta a se alimentar normalmente, o corpo ainda está no modo economia. Ele gasta pouca energia e armazena todo o resto dentro das células de gordura. O resultado? Ganho de peso rápido e, às vezes, mais peso do que você tinha anteriormente, como já foi dito.

Problemas causados pelo efeito sanfona

Além do ganho de peso extra que pode ser adquirido, ele pode causar alguns problemas e afetar a sua saúde da seguinte forma:

  • Com o passar do tempo, o efeito sanfona faz o seu metabolismo desacelerar;
  • Haverá uma maior dificuldade em perder peso no futuro;
  • Perda de massa magra e ganho de gordura (o que pode prejudicar o funcionamento do sistema cardiovascular);
  • Flacidez e aparecimento de estrias na pele;

Como prevenir

Evite as dietas restritivas

Elas podem até fazer efeito nos primeiros dias, mas você não conseguirá mantê-las por muito tempo e, quando voltar a comer o mesmo de antes, ganhará todo o peso de volta.

Procure um nutricionista

O que você precisa fazer, em primeiro lugar, é procurar um nutricionista para que este profissional monte uma dieta balanceada de acordo com as suas necessidades. Você poderá comer as quantidades ideais sem precisar passar fome. 

Se exercite

Praticar exercícios também é de grande ajuda, não só para acelerar a perda de peso como também para ganhá-lo de forma mais saudável. Quanto mais massa magra você tiver, mais rápido o seu metabolismo trabalha e a queima de calorias será maior.

Tenha paciência

Você não ganhou esse peso da noite para o dia e também não vai perdê-lo dessa forma, portanto seja paciente. Estipular metas realistas de curto, médio e longo prazo ajuda a manter a motivação e a continuar com hábitos de vida mais saudáveis.

Seja menos exigente

Um aliado do efeito sanfona é a culpa. Quanto mais você se sente culpado na hora de comer, são maiores as chances de extrapolar. Deu vontade de comer um doce? Coma, mas numa quantidade moderada. Comer com equilíbrio faz bem para a saúde do corpo e da mente.

E você, já sofreu com o efeito sanfona? Conte pra gente como foi a sua experiência!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *