Entenda a relação entre insônia e ansiedade e como tratar

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Uma boa noite de sono é essencial para o pleno funcionamento do organismo. Durante o sono, são liberados hormônios como o GH, adrenalina, melatonina, TSH, noradrenalina e o cortisol, que auxilia na estabilidade emocional e na diminuição do estresse. Por esse motivo, a insônia e a ansiedade estão diretamente ligadas. Não sabe como? Nós explicamos!

Quem dorme pouco, tem menos sono profundo e sente cansaço e fadiga durante todo o dia, o que faz com que a irritabilidade se torne constante e aumente os picos de estresse do individuo até que o próximo ciclo de sono se complete.

No entanto, quando a insônia se torna recorrente, problemas de saúde podem aparecer, sendo que o mais conhecido deles é a ansiedade. Confira o post que preparamos e saiba mais!

Estudo mostra a relação entre insônia e ansiedade

Instituto do Sono já relaciona há muitos anos os casos de insônia com a ansiedade e depressão, mas foram os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv que concluíram que a falta de sono provoca a reatividade emocional, que leva à ansiedade e ao estresse, que em níveis elevados podem causar transtornos alimentares, mudança de humor, entre outros problemas.

Os estudos do grupo mostraram que pessoas submetidas à insônia apresentavam os mesmos sintomas de quem ingere bloqueadores neurais ou drogas, o que os faz ter as reações emocionais neutralizadas.

Malefícios da insônia e da ansiedade

Indivíduos que sofrem de insônia têm mais chances de sofrer problemas cardíacos, têm o metabolismo desacelerado, maior probabilidade de desenvolver diabetes e perdem mais tônus muscular. Já a ansiedade é o gatilho capaz de desencadear uma série de transtornos que se refletem negativamente na qualidade de vida e no bem-estar.

Para os psicólogos, a ansiedade é um estado mental, no qual o paciente se afunda em incertezas e apreensão e se sente constantemente culpado ou incapaz de realizar suas próprias atividades.

Ao tentar amenizar esse quadro, muitas pessoas buscam medicamentos capazes de os ajudar a dormir e controlar a ansiedade. No entanto, o consumo contínuo ou exagerado desses fármacos causa efeitos colaterais e o agravamento de uma série de enfermidades.

Uso de fitoterápicos contra a ansiedade e a insônia

Uma das alternativas naturais para combater esse mal é o uso de fitoterápicos, produtos que têm como base as plantas, que agem de maneira semelhante à dos medicamentos, mas sem apresentar efeitos colaterais e com comprovação científica.

Entre os fitoterápicos mais indicados estão os que têm Valeriana officinalis, Melissa officinales, Mulungu, Magnólia officinales Phelodendrum em suas composiçõesSuas ações calmantes, relaxantes e soníferas auxiliam no sono e previnem a ansiedade. Além disso, os fitoterápicos feitos à base dessas ervas também auxiliam na digestão e alívio de dores menstruais, como é o caso da Tintura Mãe Melissa.

Na hora de adquirir seu fitoterápico, se certifique que ele tem no rótulo o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dessa maneira, você terá a certeza de que todos os testes que comprovam sua eficácia foram realizados e assim terá uma noite tranquila e conseguirá combater a ansiedade e a insônia.

Se você gostou das dicas apresentadas no post, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências e dúvidas sobre o assunto!

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2 Comentários


  1. Eu tenho insônia e por consequência tenho ansiedade, mas estou começando a tratar isso, preciso melhorar.

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    1. Blog Farmácia Benetton

      Olá, fale com nossas farmacêuticas e descubra um fármaco ideal para te auxiliar. Vida boa é sono bom! Whats 11 94765-5866 🙂

      Responder

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