Entenda como funciona a terapia holística

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou como funciona a terapia holística? Em caso afirmativo, está no lugar certo. Para quem não sabe nem do que se trata, a gente explica!

A terapia holística pratica um tipo de tratamento que considera o ser humano em toda a sua complexidade. Ela pode se valer de diversas práticas, como a ioga, o Reiki e a acupuntura, cujas vantagens abordaremos mais adiante.

Fique atento! Não queremos dizer que as terapias holísticas podem resolver todos os seus problemas. Nosso objetivo com este texto é mostrar que mesmo na correria em que vivemos é possível cuidar do corpo, da mente e do espírito, e esse tipo de terapia costuma trazer bons resultados a quem os experimenta.

O que é terapia holística?

A terapia holística é um tipo de tratamento que leva em consideração aspectos mentais, emocionais e até mesmo espirituais do ser humano, e não apenas os físicos. Em outras palavras, é uma terapia que busca identificar as causas mais do que tratar os sintomas isolados.

A própria nomenclatura já deixa isso claro. A palavra “holístico” vem de holos, do grego, significando “todo”, “inteiro”. Assim, tudo o que compõe o paciente é analisado durante a busca de um diagnóstico preciso.

Quais os tipos de tratamento existentes?

São vários os tipos de tratamento que utilizam terapias holísticas. Em sua maioria, os ensinamentos dessas práticas vêm de tradições orientais. Ioga, acupuntura, Reiki, shiatsu, florais e reflexologia são apenas alguns exemplos.

As terapias holísticas são excelentes aliadas para quem busca uma vida serena e tranquila. Com tantos afazeres no dia a dia, atualmente é até mesmo normal esquecer ou não priorizar o cuidado consigo mesmo.

Vamos mudar isso? Listamos a seguir algumas das práticas mais comuns dentro da terapia holística para que você conheça algumas de suas vantagens:

Ioga

Muitas vezes, a ioga é entendida quase como uma filosofia de vida. A prática auxilia o corpo e a mente, e tem impactos benéficos na respiração e na postura de quem a pratica.

Acupuntura

A acupuntura é indicada especialmente no combate à dor, trazendo também benefícios contra o estresse e a ansiedade. A prática oriental é capaz de fornecer resultados já desde as primeiras sessões.

Reiki

O Reiki atua, principalmente, como um “calmante”. A prática é capaz de atenuar o estresse, e muitos acreditam em sua função curativa para órgãos internos.

Quando a terapia holística é indicada?

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante deixar claro que o terapeuta holístico não é um médico necessariamente. Essa pessoa provavelmente tem ampla formação na terapia que aplica, e a dedicação ao próximo deve ser uma de suas principais qualidades.

De todo modo, esses profissionais são aptos a tratar justamente de questões que muitas vezes não encontram um único diagnóstico ou tratamento na medicina tradicional.

Ansiedade, estresse, TPM e insônia são algumas boas desculpas para você procurar um terapeuta holístico. Além disso, por mais que procure ajuda exclusivamente em uma dessas áreas, certamente você verá benefícios em diversas outras esferas da sua vida.

Como muitas das práticas que aqui apresentamos estimulam o foco, você poderá desenvolver a concentração e também sentir efeitos na sua autoconfiança.

Os problemas que nos acometem dificilmente estão isolados entre si. O ser humano é uma soma complexa de todas as suas vivências e de tudo o que o cerca. Por isso, nada mais justo que procurar tratamentos que possam auxiliar o seu funcionamento como um todo.

Agora, que já entende não só como funciona a terapia holística, mas também os benefícios que algumas dessas práticas podem trazer a você e ao seu organismo, o que acha de ler mais sobre terapias alternativas para aliviar o estresse?

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *