Exagerou no álcool? Veja como desintoxicar o organismo

Tempo de leitura: 4 minutos

Durante o carnaval é comum que as pessoas se divirtam demais, exagerando na bebida. Assim, surgem os sintomas da ressaca, que nada mais é que uma intoxicação causada pelo abuso do consumo do álcool. Desse modo, o fígado é forçado a trabalhar mais para absorver e eliminar esse excesso, o que sobrecarrega o corpo.

Entre esses sintomas, que aparecem algumas horas após a ingestão de bebidas alcoólicas, estão o aumento da pressão arterial, dores de cabeça, enjoos, vômitos, tontura, dificuldade de concentração, dores musculares, e queda de glicose no organismo, podendo durar até 24 horas.

No post de hoje, preparamos algumas dicas para que você saiba como desintoxicar o organismo e não sofrer mais com esses terríveis sintomas para se divertir tranquilamente. Confira!

Beba água

A primeira e mais importante dica que daremos é: beba muita água! O efeito do álcool no metabolismo inclui uma maior perda de água, desse modo, é necessário repô-la.

Ela é o principal agente de desintoxicação, é hidratante, refrescante e melhora o funcionamento de todo o organismo, eliminando as toxinas através da urina, suor e fezes.

Quando consumida em jejum com limão, o efeito detox é potencializado.

Diminua o consumo de açúcar

Seu consumo excessivo induz o pâncreas a trabalhar, produzindo mais insulina e podendo causar diabetes, excesso de peso e problemas digestivos.

É recomendado que o açúcar seja eliminado para desintoxicar o organismo. Assim, evite o consumo de sua forma mais conhecida (refinada), como também adoçantes artificiais, e alimentos que o levam em grande quantidade em sua composição (como refrigerantes, balas, sorvetes, etc.)

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos estimula o sistema linfático, ajuda na circulação do sangue e é um importante fator para a desintoxicação do organismo, pois é através da transpiração e do suor que as toxinas serão eliminadas.

Se você não gostar muito de exercícios, pode mover o corpo de outras formas, como, por exemplo: andar a pé ou de bicicleta, substituir o elevador pelas escadas ou dançar.

Consuma chás

Os chás são excelentes desintoxicantes, visto que além de hidratarem o corpo, possuem diversos benefícios e nutrientes. As duas principais opções que desintoxicam o organismo são:

  • hibisco: rico em vitamina C, ajuda a potencializar a queima de gordura e a reduzir a retenção de líquido no organismo;

  • chá-verde: desintoxicante e acelerador do metabolismo. Também combate o envelhecimento e a depressão.

Para prepará-los, basta adicionar 1 col. (sopa) da erva em 1 litro de água fervida e abafar por 15 minutos. Coar e consumir ao longo do dia.

Abuse dos alimentos detox

Se por um lado, o álcool pode causar intoxicação, por outro, existem muitos alimentos saudáveis que ajudam a reverter esse processo.

Esses alimentos podem ser consumidos, de preferência, na forma de sucos, pois, são ótimos para repor a água e os sais minerais que o corpo perde depois do consumo de álcool.

Saiba como desintoxicar o organismo com alguns deles:

Melancia

Diurética e refrescante, a melancia ajuda a fazer uma faxina no organismo. Uma ótima forma de consumi-la é preparando o suco de melancia com o gengibre, outro poderoso desintoxicante.

Gengibre

Contém vitamina C, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Ativa o metabolismo, estimula a digestão e alivia a constipação intestinal. É muito refrescante e rico em fibras, excelente para ser usado em sucos.

Melão

Essa deliciosa fruta, que é composta por 90% de água, é excelente para a retenção de líquidos e para eliminar as toxinas do corpo. Também auxilia na perda de peso.

Água de coco

Rica em vitaminas, sais minerais, fibras e eletrólitos, além de hidratar o corpo em um dia de ressaca, também funciona como um excelente diurético, aumentando o fluxo de urina e ajudando a eliminar as toxinas.

Couve

A couve é rica em ferro, o que contribui para a formação de hemoglobina, composto que transporta oxigênio para os tecidos do corpo. Também possui muitas fibras, auxiliando na digestão.

Seguindo essas dicas sobre como desintoxicar o organismo, você poderá curtir bastante nesse carnaval, sem sofrer com a terrível ressaca na quarta-feira de cinzas.

Gostou de saber sobre desintoxicação e todos os seus benefícios? Siga-nos nas redes sociais e esteja por dentro de mais notícias sobre saúde: estamos no Facebook e Instagram!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *