Farmácia de manipulação: 5 dicas de como escolher uma de qualidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao comprar um medicamento, a escolha por uma fórmula manipulada pode apresentar diversas vantagens. No entanto, medicamentos manipulados sem critérios podem causar resultados gravíssimos na nossa saúde.

Por isso, saber escolher farmácia de manipulação é o primeiro passo para garantir o sucesso do tratamento e sua saúde. O mais importante é que o estabelecimento seja idôneo, com um trabalho sério e rigor científico na elaboração dos medicamentos.

Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher farmácia de manipulação com propriedade sobre o assunto. Confira:

1. Alvarás visíveis

A lei que regulamenta as atividades farmacêuticas determina que todas as farmácias devem possuir determinados documentos. São eles:

  • Alvará de funcionamento;

  • Alvará sanitário;

  • Certidão de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia.

Além de possuir essas permissões, a lei também determina que esses documentos devem ser colocados em um local bem visível para o público.

Isso demonstra que o estabelecimento foi devidamente fiscalizado e está apto a realizar suas atividades.

2. Farmacêutico no local

Outra lei determina que as farmácias de manipulação tenham um farmacêutico presente. O profissional deve estar no local durante todo o período de funcionamento, e não só em alguns horários.

Ou seja, enquanto a farmácia estiver aberta, o farmacêutico responsável deve estar lá. Por isso, quando escolher farmácia de manipulação, pergunte se o profissional está presente. Se não estiver, parta para outra.

3. Limpeza

Quando você vai a um restaurante, olha com cuidado se as instalações são limpas e organizadas, correto? Não há porque ser diferente com a sua farmácia de manipulação.

O local de atendimento ao público é a primeira impressão que os clientes terão da empresa. E é também uma continuação dos laboratórios e das dependências de elaboração das fórmulas.

Se as áreas a que você tem acesso forem sujas e organizadas, significa que aquele estabelecimento não teve nenhuma preocupação com sua imagem diante dos clientes.

Isso nos leva a questionar também a seriedade do local quanto à higiene nas dependências internas. Na dúvida, fuja de locais que não oferecem um ambiente limpo e organizado. 

4. Medicamentos prontos

Os medicamentos manipulados são feitos a partir de fórmulas personalizadas, prescritas por um profissional de saúde — médico ou farmacêutico.

Por isso, é muito comum que o paciente precise voltar à farmácia um ou dois dias depois para buscar a fórmula.

Se você chegar à farmácia de manipulação e o medicamento já estiver pronto, desconfie. Compare a fórmula com a prescrita pelo seu médico ou farmacêutico de confiança, verifique o rótulo e a data de validade.

Persistindo a dúvida ou desconfiança, não se sinta obrigado a aceitar aquele medicamento. Peça para a farmácia elaborar uma fórmula específica para você — ou troque de farmácia.

5. Escolher farmácia de manipulação pelo preço

Preços mais baixos que os de medicamentos industrializados costumam ser uma vantagem das farmácias de manipulação. No entanto, há um limite abaixo do qual o preço final não pode chegar.

Isso acontece por causa do valor da matéria-prima, da hora de trabalho dos profissionais e demais custos dos estabelecimentos. Por isso, desconfie de valores extremos.

Um medicamento barato demais pode significar, por exemplo, que ele foi feito com matéria-prima perto da data de vencimento. Ou que a farmácia não está seguindo um controle rigoroso de qualidade.

Fuja também dos preços altos demais, que podem simplesmente ser abusivos. Algumas empresas tentam induzir o cliente a apostar na qualidade induzindo ao raciocínio “se é caro, deve ser bom”.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher farmácia de manipulação? Então assine nossa newsletter e tenha acesso a muito mais conteúdos interessantes como este!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *