Florais para pets: um toque especial na qualidade de vida do seu amigo

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem possui um animalzinho querido em casa sabe que ele expressa emoções como os seres humanos. Além disso, também podem ter crises de ansiedade, serem hiperativos ou sofrer com traumas passados, por exemplo.

Desse modo, é preciso escolher algum tipo de tratamento para amenizar o sofrimento e manter a saúde deles. Porém, é interessante dar preferência às opções mais naturais e com menos química. Sendo assim, a nossa dica, nesse caso, é optar por florais para pets.

Saiba mais sobre do que se trata, quais tipos de florais são comercializados, como agem e outras informações lendo este post!

O que são florais?

O uso de florais é reconhecido como terapia complementar pela OMS (Organização Mundial de Saúde). As essências para sua formulação são colhidas de flores e plantas cultivadas de modo orgânico. Logo, quando apanhadas na natureza, não devem conter produtos químicos ou pesticidas.

O objetivo dessa terapia é equilibrar as energias do corpo e estabelecer o bem-estar emocional. Desse modo, os florais não tratam a doença em si, e sim o doente. O indivíduo, seja ele animal ou ser humano, é tratado como um todo. Ou seja, não apenas a ansiedade, mas sim a causa emocional que o levou a sentir esse sintoma, por exemplo.

Portanto, não podemos relacioná-los com remédios. Assim, é importante saber que os florais auxiliam, mas não substituem outros tratamentos ou medicamentos convencionais quando indicados pelo veterinário.

Quais são os tipos vendidos?

Florais de Bach para o medo

  • mimulus: usado para medo de barulhos fortes, como o de fogos de artifícios ou trovões. Nesse caso, o animal se esconde e pode se encolher ou chorar;
  • rock rose: trata o pânico de determinadas situações. Esse floral é indicado para medos mais severos, quando o animal treme e até espuma pela boca.

Florais para pets que roem móveis e outros objetos

  • chestnut bud: usado para romper maus hábitos e mau comportamento;
  • willow + holly: ideal para pets que roem móveis e estragam objetos, devido a rancor, raiva ou vingança.

Florais de Bach para agressividade

  • holly: trata ciúmes e ódio. Pode ser usado para reverter a aversão de um novo pet;
  • vine: para animais que não suportam ser contrariados, não respeitam seus donos ou outros animais, que defendem muito seu território;
  • beech: trata a agressividade, devido à implicância, seja ela com pessoas ou animais.

Florais para pets que possuem comportamentos incontroláveis

  • cherry plum ou white chestnut: para comportamentos incontroláveis, como um cão que lambe a pata sem parar e não há motivo aparente;
  • sweet chestnut: usado para comportamentos de automutilação, principalmente os que causam problemas de pele e ouvido;
  • crab apple: ideal para animais que lambem demasiadamente feridas abertas;
  • rescue: para comportamentos que se repetem, devido a estresse e tensão.

Florais para pets que latem muito

  • vervain: ideal para pets com muita energia, barulhentos e agitados;
  • heather: trata os animais que latem muito porque são brincalhões e querem atenção;
  • chicory: esse floral é usado para animais que necessitam de muita atenção e fazem drama, são manhosos ou carentes. Latem, choram ou até vomitam, como forma de chamar atenção.

Outros florais

  • rescue e star: para animais, principalmente os resgatados, que sofreram maus tratos, violência ou possuem reação de agressividade;
  • chicory + hetaher: para cães que choram quando os donos saem para trabalhar;
  • walnut: ideal para amenizar o sofrimento de filhotes e mãe separados de sua ninhada.

Como os florais agem no organismo do pet?

Para quem gosta de curas naturais, os remédios florais são uma ótima opção, além de amplamente conhecidos no mundo. Isso porque seu objetivo é reequilibrar as emoções e restaurar os padrões energéticos, o que melhora atitudes e comportamentos destrutivos ou inadequados.

Afinal, segundo os homeopatas, qualquer doença existe no campo energético antes de se manifestar no campo físico. Desse modo, ao corrigir a energia do seu animal, ele terá uma grande melhora física. Para alguns, o bem-estar é visível em apenas poucos dias de uso, mas para outros é preciso ter paciência, pois o resultado é gradativo. No entanto, eles sempre são aparentes para os donos e outros animais que convivem com o que está sendo tratado.

Existem contraindicações?

Não existem contraindicações para o uso de florais, visto que essa terapia é feita de forma suave, com a ingestão de poucas gotas diárias. Desse modo, também podem ser usados como meio de prevenção para determinados sentimentos ou ações.

Se você tem somente um animal em casa e está pensando em adotar outro, por exemplo, pode começar a dar um floral para o seu pet antes da chegada do outro animal. Assim, ele será mais receptivo e não sofrerá tanto com a mudança de ambiente.

Para o seu pet, dê preferência aos florais sem conservante (ou álcool).

Como dar floral para o meu pet?

Nesse caso, o ideal é observar a forma que deixa o seu pet mais relaxado e tranquilo. Assim, é possível pingá-lo na água, na comida ou em algum petisco que será oferecido. Além disso, alguns animais também aceitam que o floral seja administrado diretamente na boca.

Há necessidade de consultar um médico veterinário?

Sim! É necessário ir ao veterinário de confiança sempre que notar algum comportamento diferente no seu pet. Afinal, só assim é possível ter um diagnóstico mais conclusivo e escolher a terapia adequada para ele. Isso porque, em alguns casos, o tratamento pode ser somente com florais, mas em outros usará algo que combine florais e medicamentos.

Desse modo, só um especialista em animais auxiliará corretamente. Atualmente, existem diversos médicos veterinários especializados na terapia de florais e em homeopatia que podem fornecer uma visão mais completa do estado de saúde do seu pet, o que beneficia o tratamento correto e consequentemente a sua melhora.

É interessante a consulta porque, às vezes, o animal sofre com diversos comportamentos ou sentimentos. Desse modo, o floral deve combinar essências, o que só pode ser feito por alguém que entende do assunto.

E então, entendeu como os florais para pet podem ser úteis para a saúde do seu animal? Assine nossa newsletter e receba sempre novidades em seu e-mail!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *