Menstruação irregular: causas, sintomas e mais!

Tempo de leitura: 3 minutos

A menstruação irregular é caracterizada por um ciclo menstrual que não segue um ritmo parecido todos os meses. Pode ser causada por muitos fatores, como alterações na alimentação, excesso de atividade física, alteração na produção de hormônios, estresse, entre outros.

A menstruação é a descamação do endométrio, que se desprende quando não ocorre a fertilização do óvulo. Um ciclo normal segue os seguintes parâmetros: dura entre dois a sete dias, apresenta intervalo entre 21 a 35 dias e volume de aproximadamente 80 ml por ciclo. Assim, o que foge desse padrão já pode ser considerado incomum.

Neste post, vamos dar as principais informações sobre menstruação irregular. Confira!

Quais os sintomas?

O sintoma mais comum é quando a menstruação se modifica a cada ciclo. As datas se tornam diferentes e pode demorar mais de 40 dias para aparecer e, em alguns casos, até um ano. Algumas mulheres apresentam modificações no corpo, como ausência da libido, crescimento de pelos e alterações de peso.

Quais os tipos que existem?

O ciclo irregular é caracterizado por diversos tipos. Entre eles estão:

  • metrorragia: sangramentos que ocorrem fora do período menstrual com um aumento do fluxo;

  • oligomenorreia: menstruação escassa ou pouco frequente. O tempo entre os períodos é de 35 dias ou mais;

  • hipermenorragia: aumento da duração e da quantidade do ciclo;

  • menorragia: maior quantidade do fluxo menstrual e com intervalo regular;

  • amenorreia: ausência da menstruação durante mais de três meses.

Quais as causas?

Existem diversas causas que provocam a menstruação irregular. Por isso, é preciso ficar atenta para detectar se o seu ciclo é regular ou não.

Pílula anticoncepcional

Ao mudar o tipo de anticoncepcional e usá-lo de forma irregular podem ocorrer mudanças nos níveis de hormônios, o que interfere na menstruação. Ademais, ao deixar de usar a pílula, a menstruação será regulada pelos hormônios do ovário, o que varia de mulher para mulher.

Alterações hormonais

Algumas doenças podem provocar uma alteração na menstruação, como hipotireoidismo, síndrome do ovário policístico e hiperprolactinemia.

Atividade física em excesso

O excesso de atividade física pode provocar alterações ou suspensão da menstruação. Isso é causado pela produção de hormônios, como a endorfina, que pode interferir no ciclo menstrual.

Estresse

Abalos emocionais, ansiedade ou estresse podem gerar a produção de hormônios, como cortisol e adrenalina, que interferem no ciclo menstrual.

Quais são os tratamentos?

O tratamento depende do que está causando os sintomas. Em geral, é possível corrigir o problema com a alteração do tipo de anticoncepcional, cirurgia, terapia hormonal e mudanças no estilo de vida. Isso inclui a perda de peso, redução do estresse e tratamento de distúrbios alimentares.

O importante para quem apresenta ciclos irregulares é aprender a identificar o problema e buscar ajuda médica.

Quais remédios ajudam a controlar a menstruação irregular?

O ciclo irregular, muitas vezes, é controlado com pílulas anticoncepcionais ou reguladores apropriados. Outra opção é o uso do suplemento nutricional Maca Peruana. Esse medicamento aumenta a disposição, estimula, nutre e equilibra o sistema endócrino.

Em vez de se valer de hormônios sintéticos, esse suplemento induz o corpo a secretar hormônios sexuais de forma natural, controlando assim o ciclo menstrual.

A menstruação irregular pode ser um problema para muitas mulheres. Assim, se você sofre com esse problema, não deixe de consultar um ginecologista e tente optar por tratamentos naturais.

Gostou de nosso conteúdo e quer saber mais? Então confira o post específico sobre o suplemento natural citado acima, Maca Peruana!

 

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *