O que é artrite? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 3 minutos

A artrite é uma doença que causa inflamação nas articulações, ou seja, apresenta alguns sintomas, como rigidez, inchaço, vermelhidão e dor. No estágio final, a artrite pode causar deformações e até limitar o movimento.

Ela é muito comum em pessoas idosas e com algumas doenças autoimunes, além de ser prevalente em indivíduos obesos, sedentários e mulheres. Como essa patologia afeta grande parte da população, é importante saber o que é artrite, como identificá-la, quais são as possíveis causas e o tratamento para cada caso.

Saiba essas e outras informações no post!

Quais são os tipos de artrite?

Artrite Reumatoide

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune e crônica, em que os próprios anticorpos de um indivíduo atacam suas articulações. Nesse caso, ela é sistêmica, ou seja, pode atingir qualquer articulação do corpo, o que não acontece com todos os tipos de artrite.

Ela também é caracterizada por períodos de remissão, em que a doença não se apresenta, e outros de intensa inflamação. Pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum após os 50 anos.

Artrite gotosa

Também muito prevalente na população, a artrite gotosa acontece devido ao acúmulo de ácido úrico no organismo. Quando se deposita nas articulações, essa substância forma cristais, o que provoca inchaço e vermelhidão no local.

Seu aparecimento é mais comum nas articulações dos pés e punhos, mas também pode ocorrer nos tornozelos, joelhos e mãos. Em um estágio mais avançado da doença, podem aparecer caroços sob a pele, ao redor da articulação afetada, responsáveis por drenar o material em forma de cristal.

Artrite séptica

A artrite séptica acontece quando há entrada de patógenos, como vírus ou bactérias, nas articulações. Eles podem acometê-las por uma porta de entrada, ou seja, uma comunicação da articulação com o meio externo, ou pela corrente sanguínea, devido a uma infecção em outro local.

Geralmente, o foco de artrite séptica é no quadril e nos joelhos. Isso porque há um grande número de cirurgias ortopédicas, principalmente em idosos, feitas nesses locais. Nesse caso, como a doença não é autoimune, o tratamento é simples e feito com antibióticos, drenagem local e fisioterapia.

Quais são as causas?

Como podemos ver, as causas da artrite são muito variadas. A causa pode ser autoimune, como na artrite reumatoide e na psoríaca; por depósito de cristais, na artrite gotosa, devido ao trauma e à entrada de patógenos, como na artrite séptica; e até devido ao desgaste das articulações, na artrite degenerativa e na osteoartrite.

No entanto, os fatores de risco são comuns a todas as artrites. A má alimentação, o sedentarismo, a obesidade, o gênero feminino, a tendência genética e os traumas ocorridos podem predispor o aparecimento da condição.

E os sintomas?

Em todas as artrites, há inflamação do local afetado, independentemente da causa. Nesse quadro, encontramos o edema (inchaço), devido ao extravasamento de líquidos, a vermelhidão, o aumento de temperatura do local e dor ao toque.

Além disso, podem ocorrer rigidez e dificuldade de movimentação ou flexibilidade. Assim, pode haver dificuldade em andar, subir escadas, pegar objetos, agachar e levantar as pernas, por exemplo.

E então, entendeu o que é artrite e quais são as suas causas? Ao apresentar algum desses sintomas por mais de 3 dias, procure um médico! O tratamento é efetivo se a doença for descoberta precocemente.

Quer receber novidades e posts informativos sobre saúde diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *