Parto humanizado: separamos as informações essenciais sobre o tópico

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de a cesárea liderar as estatísticas de parto no Brasil, muitas mães estão optando pelo chamado parto humanizado — uma forma mais natural de dar à luz, com menos intervenções cirúrgicas. Espera-se que esse processo favoreça a liberação de hormônios necessários a uma amamentação mais saudável e fortaleça os vínculos afetivos entre mãe e filho, entre outros benefícios.

No entanto, é preciso conhecer bem o método antes da adesão, pois há muitas variáveis envolvidas nessa decisão. As condições do parto humanizado começam a ser criadas durante a gestação e vão além do momento do nascimento do bebê.

Por isso, preparamos algumas orientações que vão ajudar a esclarecer suas principais dúvidas. Acompanhe!

Conheça o parto humanizado

Sem influências de bisturi ou equipamentos médicos utilizados nas intervenções cirúrgicas, o parto humanizado tem como premissa o respeito ao tempo de gestação da mulher, de modo que todo o processo aconteça de forma natural.

Para que isso aconteça, as condições da gestação precisam estar devidamente sintonizadas com a saúde da mulher, como um bom pré-natal, além das condições orgânicas no dia do nascimento, como contrações de três em três minutos e níveis adequados da pressão arterial.

É preciso que a mulher espere até o rompimento da bolsa. Ao entrar em trabalho de parto, ela contará com o auxílio de uma parteira, doula ou médico, auxiliando no processo. Pode escolher ainda o local do parto, podendo ser dentro da água, em casa, no hospital e até mesmo a posição, sempre priorizando o maior conforto possível.

Descubra os benefícios do processo

Sabendo-se que o parto humanizado é visto como um processo de acompanhamento de todas as fases da gestação, sempre priorizando os métodos naturais, a saúde responde por meio da maior produção hormonal.

Dessa maneira, a produção de leite tem mais chance de acontecer, contribuindo com o crescimento do recém-nascido. Fora isso, o vínculo entre mãe e filho aumenta, sem falar na maior conscientização das grávidas em relação ao momento especial de sua vida.

E ainda são verificados ganhos na imunização, reduzindo drasticamente o uso de remédios no combate a gripes ou resfriados ao longo dos nove meses. Outro ganho é com a queda da ansiedade, já que a conscientização fortalece o amadurecimento.

Veja alguns cuidados que devem ser priorizados

Mesmo com todos os benefícios do processo natural, é preciso seguir algumas dicas para evitar problemas tanto no período de gestação quanto no dia do parto.

Busque sempre um acompanhamento de uma doula ou médico que sejam especialistas no parto humanizado. Caso a sua escolha seja o Sistema Único de Saúde (SUS) ou um hospital particular, deixe sempre bem claro o seu posicionamento e converse com os profissionais sobre possíveis riscos.

Mantenha-se sempre bem informada sobre o tema e não se deixe levar por ideias mirabolantes ou até mesmo dicas que possam colocar a sua saúde ou a do bebê em risco. Conscientize-se sempre da importância do contínuo acompanhamento profissional e mantenha uma alimentação balanceada.

No mais, seja disciplinada quanto ao corpo e mente, curtindo todos os momentos da gravidez. Dessa forma, certamente o seu parto acontecerá de uma maneira tranquila, natural e fundamentado nos conceitos humanitários.

Se você gostou do nosso post sobre parto humanizado e quer sempre receber informações sobre saúde e bem-estar, curta agora mesmo a nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *