Qual o impacto do mau funcionamento do metabolismo na sua saúde?

Tempo de leitura: 3 minutos

Metabolismo é a combinação de processos químicos, cujo objetivo é transformar os nutrientes que consumimos em energia, vitaminas e proteínas para a manutenção das funções vitais.

Em cada organismo, o metabolismo pode funcionar de um jeito diferente. Contudo, existem variações que podem significar danos à saúde, como o descontrole de peso, por exemplo.

Assim, o mau funcionamento do metabolismo pode levar à magreza excessiva, causar obesidade ou até mesmo a síndrome metabólica.

Quer saber um pouco mais? Confira, então, algumas dicas para manter um metabolismo mais saudável!

Afinal, como funciona o metabolismo?

O metabolismo é coordenado por enzimas, substâncias que aceleram processos muitos lentos, como a digestão. Um bom exemplo de enzima é a lactase. É ela que digere a “famosa” lactose, presente no leite e em seus derivados, transformando-a em energia para o nosso corpo.

Há dois tipos de processos metabólicos, o anabolismo e o catabolismo. E, deles dependem as reações celulares que vão “ditar” o ritmo do metabolismo e o controle do peso corporal de cada indivíduo.

Resumidamente, o anabolismo é o processo que regula o ganho de massa muscular. Por sua vez, o catabolismo controla as reservas de energia (as gorduras ou açúcares) que o organismo necessita para manter as funções vitais durante o repouso. 

Quais os efeitos do mau funcionamento do metabolismo?

Você já observou que algumas pessoas possuem digestão lenta e outras têm o processo digestivo muito acelerado? Isso ocorre devido à diferença do funcionamento do metabolismo.

Vale destacar que pode existir outros fatores associados a esse problema; mas, em geral, essa desregulação é uma das causas da Obesidade.

Além disso, essa síndrome metabólica pode ocasionar outras doenças, tais como:

  • Hipertensão: aumento da pressão arterial. Pode ser causada por excesso de sal na alimentação ou perda da elasticidade das artérias do coração.
  • Diabetes: descontrole da função da insulina, hormônio que regula a ação da glicose – o açúcar do sangue.
  • Colesterolemia: é o aumento do colesterol no sangue. Ocorre quando placas de gorduras (aterosclerose) se acumulam nas artérias: pode causar infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como derrame.

Como manter um metabolismo regular?

Seguir algumas dicas podem melhorar o funcionamento do organismo e trazer mais qualidade de vida.

1. Faça uma boa refeição matinal

Um café da manhã reforçado aumenta o gasto energético e força o organismo a trabalhar mais. Uma boa refeição matinal faz muito bem ao nosso corpo.

2. Prefira alimentos funcionais

Alimentos como soja, tomate e cereais integrais aumentam o gasto energético, melhoram a imunidade e diminuem o índice de gordura corporal.

3. Consuma lactobacilos com mais frequência

A saúde intestinal é muito importante. Os lactobacilos combatem o “intestino preguiçoso” e regulam a atividade intestinal. A ingestão de fibras também é importante para melhorar o intestino e controlar o ganho de peso.

4. Faça exercícios físicos regularmente

Exercitar-se regularmente ativa o metabolismo e pode regular até o microbioma – conjunto de bactérias benignas do nosso corpo – que atuam em importantes funções como a digestão e o aumento da imunidade.

Potencialize sua atividade física com um suplemento, pois isso possibilita a realização de atividades mais intensas para queimar calorias e perder peso com saúde.

Como evitar as doenças relacionadas ao metabolismo?

Como a obesidade é uma das principais doenças que atinge a todas as idades, faz-se necessário o cuidado e a atenção cada vez maiores com aspectos funcionais do metabolismo.

Se você percebe algum sintoma relacionado ao mau funcionamento do metabolismo, o ideal é buscar orientações e soluções para minimizar os efeitos desse problema que pode agravar a sua saúde.

Visite nosso portal e conheça mais dicas sobre como evitar o mau funcionamento do metabolismo através da drenagem linfática em cápsulas.

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *