Saiba como usar suplementos nutricionais na dieta vegetariana

Tempo de leitura: 3 minutos

A suplementação nutricional é a melhor forma de inserir componentes que não estejam sendo ingeridos adequadamente na sua alimentação diária. O suplemento garante uma quantidade maior de determinados nutrientes, de acordo com a necessidade e dieta de cada pessoa.

As principais indicações ao uso de suplementos se relacionam à melhora do condicionamento físico para prática esportiva, deficiências nutricionais problemas digestivos, ou cuidados relativos a dietas restritas, como é o caso da vegetariana.

O vegetariano estrito, ou vegano, não consome carne, ovos, mel, laticínios ou produtos que contenham derivados animais. Alguns vegetarianos optam pelo consumo de laticínios (lactovegetarianos), ovos (ovovegetarianos) ou ambos (ovolactovegetarianos) mantendo uma dieta com mais opções. 

Os suplementos nutricionais para vegetarianos devem atender às necessidades calóricas e funcionais sem comprometer sua filosofia de vida. Por isso, selecionamos abaixo algumas opções de suplementos nutricionais que não fazem uso de produtos de origem animal e possuem o mesmo nível de eficácia que suas versões tradicionais. Confira!

Suplementação proteica para a dieta vegetariana

A suplementação proteica tem como objetivo desenvolver, reconstituir e promover o crescimento muscular. Estes produtos diferem entre si em relação à constituição, velocidade e facilidade de absorção.

Os vegetarianos podem adquirir suplementos proteicos extraídos dos grãos de arroz e ervilha, por exemplo. Esses produtos são hipoalergênicos, pois não contêm glúten nem lactose.

Proteína vegetal de arroz

Essa proteína é extraída dos grãos de arroz e contém todos os aminoácidos essenciais, inclusive os três tipos da cadeia BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada).

Apesar de possuir uma concentração menor de aminoácidos, se comparado à versão WHEY, estudos mostraram que após 03 meses de uso os resultados se equiparam ao da proteína tradicional. 

Além disso, a proteína de arroz também proporcionou redução de gordura na mesma quantidade dos suplementos constituídos de proteína de origem animal. A proteína vegetal de arroz é absorvida de forma lenta, favorecendo a reconstituição muscular após a prática de atividade física.

Proteína de ervilha

A proteína de ervilha também é uma ótima opção para os vegetarianos. Com boa qualidade de aminoácidos essenciais, inclusive os de cadeia ramificada (BCCA), essa proteína também é fonte de ferro e zinco e possui quantidades significativas de lisina.

Este produto previne inchaço, pois não contém traços de lactose nem glúten, e proporciona sensação de saciedade, retardando o esvaziamento gástrico. Além disso, contém arginina que melhora a imunidade contra doenças, ajuda na absorção de cálcio e, desta forma, fortalece os ossos.

Suplementação de vitamina B12

A vitamina que não é consumida pelos vegetarianos restritos é a B12  e, nesse caso, é fundamental a suplementação. A falta deste componente pode provocar fraqueza, anemia e danos no sistema nervoso. Em adultos, os sintomas da falta dessa vitamina são fadiga, confusão mental, falta de memória, entre outros. Existem ótimas opções distribuídas por farmácias de manipulação.

Os suplementos nutricionais na dieta vegetariana devem ser orientados por um profissional de nutrição e adquiridos em farmácias magistrais de qualidade atestada. Assim, a migração dos produtos industrializados para os naturais garantirá saúde e bem-estar para quem não come carne, leite e derivados!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais sobre essas e outras informações em nossas redes sociais!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *