Saiba quais devem ser os principais cuidados com a pele no verão

Tempo de leitura: 3 minutos

A principal função da nossa pele é a de proteção, mas para que ela consiga exercê-la precisamos de maior cautela. Os cuidados com a pele, especialmente no verão, exigem de nós maior atenção, mas nada que não possa ser feito de forma simples e prática.

Para te ajudar a proteger melhor esse órgão tão importante do nosso corpo, preparamos este artigo com algumas dicas para cuidar da sua pele de forma correta e para você saber um pouco mais sobre as consequências da exposição excessiva ao sol. Continue a leitura e confira!

Como devo cuidar da minha pele?

Aplique filtro solar

É claro que ele seria o primeiro item dessa nossa lista. Na verdade, ele deve te acompanhar não apenas no verão, mas em todas as estações do ano. Nos meses mais quentes há uma maior exposição ao sol e aumento da intensidade dos raios solares. Por isso, o produto deve ser aplicado tanto nos momentos de lazer quanto no cotidiano.

Quanto ao fator de proteção solar, o FPS, você deve escolher de acordo com o seu tipo de pele. Por exemplo, as mulheres com pele branca, que ficam vermelhas quando expostas ao sol, devem usar protetor com um FPS 50 ou acima disso. Já para as mulheres negras, um FPS 30 é suficiente.

Use as roupas e os acessórios certos

Esse é o momento do ano para usar e abusar de chapéus e bonés. Como a pele do rosto é mais sensível, uma proteção física – além da química com o protetor – é sempre bem-vinda. Óculos de sol com lentes de qualidade também são importantes para evitar lesões na córnea.

Além disso, pelo menos para praticar atividades ao ar livre, prefira sempre roupas fabricadas em algodão. Elas conseguem barrar 90% da radiação UV que iria direto para a pele enquanto as roupas feitas em nylon só retêm 30%.

Saia nos horários recomendados

Vai à praia ou à piscina? Pensando em promover uma festa ao ar livre? Tente evitar ao máximo os horários entre 10 e 16 horas. Nesse período há uma forte ocorrência de raios UV.

Mantenha-se hidratado

Aqui, estamos falando de hidratação tanto interna quanto externa. É importante beber bastante líquido já que, durante o verão, transpiramos mais. Além disso, passar cremes hidratantes, específicos para cada tipo de pele também é outro cuidado para mantê-la sempre saudável.

Quais são os danos que podem ser provocados pelos raios UV?

Segundo especialistas, a radiação UV, ao penetrar no tecido epitelial, ativa diversas reações que podem desenvolver fotoalergias e queimaduras.

Além disso, com o passar do tempo, esse efeito cumulativo acaba provocando outros problemas como o envelhecimento precoce e as mutações genéticas que podem dar início ao câncer de pele. Melasmas, melanose solar, e queratose são outras consequências da exposição ao sol de forma irresponsável.

Por todos esses motivos os cuidados com a pele são muito importantes e nunca é tarde para começar. Cuide bem da sua pele no verão: siga essas dicas que você acabou de ler, aplicando-as no seu dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro de tudo!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *