Suas unhas estão quebradiças? Veja como fortalecê-las!

Tempo de leitura: 3 minutos

Unhas bem feitas e pintadas com um esmalte bonito melhoram qualquer visual. Mas, existe um problema que atormenta as mulheres vaidosas: unhas quebradiças. Elas lascam frequentemente, fazendo com que as mãos fiquem com aspecto descuidado.

Isso pode acontecer devido a diversos fatores, mas é algo que também pode ser revertido. Se você sofre com esse contratempo, fique tranquila, neste post vamos explicar as razões pelas quais suas unhas quebram e como você pode combater esse mal.

Por que as unhas ficam quebradiças?

Muitas mulheres tentam diversas receitas para fortalecer as unhas, sem nenhum sucesso. Isso acontece porque não investigam a real causa, para resolver, efetivamente, o problema. São muitos os motivos que podem contribuir para que as unhas fiquem fracas. Veja:

  • Alimentação ruim: se o organismo estiver carente de vitaminas A e B, ferro, proteína, zinco ou cálcio, as unhas ficarão frágeis. Isso também pode ocorrer se o corpo estiver com algum problema que impeça a absorção desses nutrientes.
  • Produtos químicos: o detergente e outros materiais de limpeza fazem muito mal à saúde da unha, deixando-as ressecadas. Além disso, deixá-las molhadas por muito tempo, como durante a lavagem de louças ou roupas também as enfraquece.
  • Doenças: há enfermidades que deixam as unhas quebradiças, entre elas a anemia, o reumatismo, a má circulação e alterações na tireoide. 
  • Envelhecimento.
  • Fungos e bactérias que se instalam nas unhas.
  • Cuidados exagerados: as idas à manicure, quando excessivas, podem prejudicar as unhas. Não é bom que elas sejam muito lixadas, limadas e polidas.
  • Uso excessivo de acetona: esse produto também pode causar ressecamento e, consequentemente, contribuir para o surgimento de unhas quebradiças.

Como fortalecer as unhas?

Para fazer com que as unhas parem de quebrar, é necessário descobrir que fator está causando esse fato e combatê-lo. Existem alguns cuidados que deixam as unhas mais saudáveis e fortes.

Use luvas durante a realização das tarefas domésticas

Os produtos de limpeza e o contato com muita água devem ser evitados, portanto, as luvas de látex devem ser utilizadas durante a limpeza dos banheiros e a lavagem de louças e roupas. 

Tenha uma alimentação equilibrada

Coloque nas suas refeições os nutrientes necessários. Consuma proteína suficiente, pois as unhas são formadas por elas. Também consuma alimentos com vitaminas A e B e ácidos graxos, como ovos, nozes, leite integral, verduras, manteigas etc. 

Faça reparações nas unhas

Quando as unhas quebrarem, lixe o pedaço para que não continue se rompendo. É recomendável, ainda, mantê-las cortadas rente ao dedo, assim as chances de fissura diminuem.

Não use as unhas como ferramenta

Evite usá-las para abrir objetos, tirar etiquetas e cutucar. Essas ações expõem a região a acidentes, deixando a área mais debilitada.

Prefira removedores de esmalte a acetona

Fuja sempre que puder da acetona ou de produtos que possuem esse elemento em excesso. A acetona resseca as unhas já fragilizadas e as deixa mais vulneráveis. O melhor é procurar opções menos agressivas. 

Opte por produtos especiais para unhas fracas

Há óleos especiais para fortalecer as unhas, assim como bases com essa função específica. Óleos e bases podem ser aplicados diariamente nas mãos limpas, para ajudar a resolver o problema.

Também dê preferência a esmaltes antialérgicos e que não possuam ingredientes corrosivos em sua composição, como tolueno e formaldeído. O número de vezes em que as unhas são pintadas também deve ser moderado, o uso intensivo do verniz pode prejudicar.

Cuide da hidratação

Manter a região hidratada é um ótimo caminho para deixar as unhas fortes e bonitas. Por isso, invista em hidratantes para mãos e unhas e aplique-os diariamente. Há também produtos específicos para tratamento de unhas fracas, que são ainda mais eficazes.

Agora que você já sabe como fortalecer as unhas quebradiças, basta identificar o que está causando o problema e colocar nossas dicas em prática. Gostou do post? Então nos siga no Facebook e no Instagram e fique por dentro de mais artigos sobre saúde e beleza!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *