Tudo o que você precisa saber sobre alimentos funcionais

Tempo de leitura: 4 minutos

Oferecendo benefícios para a saúde que vão além das funções nutricionais básicas, os alimentos funcionais possuem substâncias que atuam de formas diferenciadas em nosso organismo. Entre as diversas vantagens que eles podem oferecer estão, por exemplo, a prevenção de doenças crônicas — como algumas formas de câncer, diabetes e hipertensão — o equilíbrio do colesterol e o bom funcionamento intestinal, além de ações anti-inflamatórias, antioxidantes e vasodilatadoras.

Tantas vantagens oferecidas a seu corpo podem parecer impressionantes. Mas, para que os alimentos funcionais sejam realmente aliados de sua saúde, é preciso tomar alguns cuidados que apresentaremos a seguir.

Como funcionam os alimentos funcionais

Os alimentos funcionais não vão resolver, sozinhos, todos os seus problemas. Cuidar de sua saúde significa tomar uma série de medidas para equilibrar fatores químicos, biológicos e psicológicos e também adotar hábitos saudáveis.

O próprio consumo de alimentos funcionais só será eficiente no combate e prevenção de doenças se for combinado com uma alimentação balanceada. O cuidado com a dieta é fundamental e deve ser constante. É importante ressaltar também que os efeitos dos alimentos funcionais dependem de seu consumo regular. 

Entre os principais alimentos funcionais, estão, por exemplo, frutas e verduras, grãos, leite e derivados enriquecidos com substâncias benéficas para a saúde. Eles podem ter efeitos metabólicos ou fisiológicos e atuar na prevenção, combate aos sintomas e tratamento de uma série de doenças.

Benefícios dos alimentos funcionais

Alimentos funcionais não são medicamentos. Sua eficiência só ocorre se seu consumo for frequente. Por outro lado, podem ter ações preventivas e curativas — em médio e longo prazo — tão eficazes quanto a de substâncias sintéticas, evitando, porém, efeitos colaterais causados pelos remédios.

Alguns dos tipos mais comuns de câncer, como o de próstata e o de mama, podem ser prevenidos pelo consumo de alguns alimentos funcionais. Além disso, eles são aliados contra as doenças cardiovasculares, que causam 30% das mortes no Brasil.

Alguns dos principais alimentos funcionais

Soja

A soja (em grão e seus derivados) possui lecitina, que reduz o acúmulo do LDL (o mal colesterol) nas artérias. Também pode ajudar a combater a diabetes tipo 2 (a mais comum), acelerando o metabolismo e a produção de insulina no corpo humano.

Cereais integrais

Riquíssimos em fibras, os cereais integrais, são, provavelmente, os melhores aliados que seu corpo pode ter para garantir o bom funcionamento intestinal. É importante, para isso, aliar seu consumo com o hábito de uma boa hidratação (beba água regularmente). Além de reduzir a constipação, o consumo de arroz, trigo e aveia (integrais) previne o câncer de cólon.

Tomate

Tomate, goiaba e melancia — além da maioria dos frutos avermelhados — possuem licopeno, importante antioxidante que tem também efeito anticancerígeno. O tomate também possui uma substância chamada tomatina, que atua diretamente na próstata e reduz os riscos de desenvolvimento de células cancerígenas.

Uva

Você já deve ter ouvido falar que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. A uva realmente traz benefícios para o sistema cardíaco, pois possui substâncias anticoagulantes, antioxidantes e vasodilatadoras, que melhoram a circulação sanguínea. O vinho (moderadamente), o suco ou a própria uva roxa (com casca) pode ser uma boa indicação.

Brócolis

O brócolis é um vegetal crucífero e assim como outros da mesma família — como a couve-flor, a couve-manteiga e o repolho — possui importante ação anticancerígena. O brócolis, em especial, é idealmente consumido cru.

Linhaça

Ricas em fibras, ômega 3 e magnésio, as sementes de linhaça possuem uma série de benefícios à saúde. Nas mulheres, podem ainda ajudar a regular o estrogênio, prevenir contra o câncer de mama e, pós-menopausa, atua contra as frequentes alterações cardíacas.

Leite fermentado

Popular entre as crianças, o leite fermentado pode trazer benefícios a todos. Por conter lactobacilos vivos, ele ajuda a regular a flora intestinal, atuando no bom funcionamento do sistema digestivo e prevenindo o câncer de cólon.

Agora que você já conhece os benefícios dos alimentos funcionais, ajude a divulgar as vantagens oferecidas por eles: compartilhe este post com seus amigos!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *