Veja 4 terapias alternativas que ajudam a aliviar o estresse

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A rotina atribulada, a falta de tempo e as cobranças do dia a dia contribuem muito para a intensidade do estresse. Descobrir como aliviar esse problema é fundamental para melhorar sua qualidade de vida e enfrentar os desafios do cotidiano.

Por isso, você precisa identificar as causas do seu nervosismo diário, os fatores desencadeantes e procurar alternativas que aliviem a tensão e sejam adequadas ao seu perfil. Acompanhe nosso post de hoje e conheça 4 terapias alternativas que ajudam a aliviar o estresse.

O que é estresse?

É um estado clínico de grande intensidade, duradouro e exacerbado, que prejudica a execução das atividades diárias. Suas principais características são nervosismo, falta de concentração, insônia e emoções “à flor da pele”. Esses fatores podem resultar em mudanças no peso corporal, problemas cardíacos e transtornos neurológicos, dentre outros.

Como aliviar o estresse?

Saber como aliviar o estresse é essencial. Mesmo sendo uma condição inerente à natureza do indivíduo, quando intensa demais, pode prejudicar as atividades pessoais e profissionais.

Se você tem restrições aos resultados que os medicamentos industrializados podem ter para a sua saúde e prefere produtos funcionais, é interessante conhecer algumas terapias para amenizar esse problema.

1. Acupuntura

A arte milenar chinesa de introduzir agulhas finas na superfície do corpo pode apresentar muitos resultados positivos. Por meio de técnicas precisas, que incluem também massagens em pontos específicos, os acupunturistas conseguem aliviar a dor e propiciar relaxamento.

O mecanismo envolve a interrupção do sinal doloroso, típico dos músculos contraídos pela tensão, além da liberação de neurotransmissores com efeitos calmantes, como as endorfinas e a serotonina.

2. Aromaterapia

A terapia baseada no aroma dos óleos essenciais tem sido utilizada com grande frequência, principalmente em quem recusa medicamentos como forma de tratamento do estresse.

A aromaterapia utiliza-se do sistema olfativo, que remete sensações prazerosas e resgata aromas da infância. Com pequenas gotas de óleos vegetais, essências sintéticas borrifadas no ambiente ou como produto para massagem, os resultados calmantes podem ser sentidos em curto prazo.

3. Watsu

Inovação nas terapias alternativas, o watsu é uma prática aquática em que você pode descansar o corpo e a alma. A piscina de água morna possibilita a vasodilatação leve, garantindo o aumento da circulação periférica e o relaxamento muscular.

Essa alternativa é reconhecida por proporcionar diversos benefícios. Os principais são: diminuição das dores, redução da tensão muscular, aumento da amplitude dos movimentos, controle da respiração e um sono reparador.

4. Geoterapia

A estratégia de utilizar argilas medicinais para curar males é uma alternativa para os adeptos da terapia natural. Os principais benefícios são a eliminação das toxinas da pele, alívio do estresse, diminuição dos inchaços e regulação da oleosidade da pele.

A argila pode ser aplicada diretamente na pele, em forma de compressa ou na imersão do corpo todo. A combinação entre os tipos será indicada pelo especialista conforme a condição clínica a ser tratada.

Gostou dessas dicas para aliviar o estresse que preparamos para você? Então compartilhe essas informações nas redes sociais e ajude os seus amigos que passam por muito estresse!

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