Veja as diferenças entre farmácia de manipulação e tradicional?

Tempo de leitura: 3 minutos

É bastante comum que as pessoas tenham dúvidas relacionadas à confiabilidade dos medicamentos manipulados. Entretanto, a diferença entre os medicamentos industrializados e os feitos em uma farmácia de manipulação consiste basicamente na especificidade de cada um.

Para esclarecer essa dúvida, preparamos algumas informações sobre as principais diferenças entre as farmácias tradicionais e as de manipulação. Confira!

Forma de fabricação dos medicamentos

Os medicamentos vendidos em farmácias tradicionais são produzidos em larga escala e a partir de uma fórmula fixa. Eles possuem uma padronização que atende à uma demanda generalizada, ao contrário dos manipulados, que são feitos de acordo com as necessidades específicas do paciente.

A fabricação de medicamentos manipulados é feita de forma individualizada pelo farmacêutico responsável. Dessa forma, é possível produzir um fármaco com características mais favoráveis ao caso de cada paciente.

Essa personalização do medicamento vai desde a forma de ingestão até a concentração de determinadas substâncias presentes no medicamento. 

Vale frisar o fato de que são utilizados os mesmos princípios ativos tanto nos industrializados quanto nos manipulados. A ideia popular de que as farmácias de manipulação só trabalham com fármacos naturais ou com homeopatia está incorreta.

A qualidade e eficácia desses medicamentos é a mesma e a escolha entre os dois cabe apenas ao médico responsável pela prescrição do tratamento.

Controle de qualidade

Assim como a produção industrial, a fabricação de medicamentos nas farmácias de manipulação é ministrada por profissionais qualificados para a tarefa.

Além disso, para a devida autorização dessa produção, é necessário que vários padrões exigidos pela vigilância sanitária sejam cumpridos, assim como o recebimento das devidas fiscalizações periódicas.

No caso das farmácias de manipulação, é estritamente necessária a presença de um farmacêutico qualificado em tempo integral, de modo que não hajam enganos na fabricação.

Portanto, a qualidade dos fármacos é tão garantida quanto à dos industrializados, já que as exigências e fiscalização sobre essas farmácias são extremamente rígidas, principalmente por se tratar de uma fabricação personalizada.

Prazo de validade dos medicamentos

O prazo de validade dos medicamentos manipulados normalmente é menor que a dos industrializados. É comum que esse período esteja atrelado ao tempo de tratamento do paciente e, após o prazo estipulado, deve-se descartar o que houver sobrado imediatamente.

Por ser uma produção em larga escala, o processo industrial utiliza conservantes e estabilizantes, de modo que o medicamento esteja disponível para uso por um período maior.

Dessa forma, pode-se considerar o prazo de validade do medicamento manipulado como mais um fator que demonstra sua especificidade para o caso do paciente.

Preço na farmácia de manipulação

O valor dos medicamentos comercializados em farmácias de manipulação é geralmente bem mais baixo do que os industrializados, chegando a ser cerca de 40% a 50% mais baratos.

Essa diferença de valor se deve ao fato de que a produção em quantidades pequenas e específicas para o tratamento do paciente não geram gastos com sobras e desperdícios.

Além disso, o próprio processo de produção é menos custoso. Dessa maneira, é possível disponibilizar o medicamento por um valor muito mais em conta, o que representa uma grande vantagem em relação aos industrializados.

Gostou de descobrir as principais diferenças entre a farmácia de manipulação e a tradicional? Compartilhe o post em suas redes sociais para informar seus amigos sobre o assunto!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *