Você sabe a diferença entre remédio manipulado e industrializado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao ingerir medicamentos, temos como objetivos principais o restabelecimento da saúde e o aumento da qualidade de vida. No entanto, também é importante entendermos como eles funcionam, pois há diferenças significativas entre o remédio manipulado e o industrializado.

Para que você saiba melhor essas diferenças e busque sempre o melhor para sua saúde, trouxemos, no post de hoje, mais detalhes sobre o assunto. Confira!

Remédio manipulado

Esse tipo de produção medicamentosa vem tomando um espaço cada vez maior. De acordo com a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais — grupo de profissionais que trabalham com manipulados e pesquisam sobre eles —, o Brasil é o país que mais possui farmácias de manipulação no mundo: são cerca de 7 mil espalhadas por todo o país!

Sua produção é singular

O remédio manipulado é produzido por um farmacêutico na própria farmácia e o profissional se orienta pelo Formulário Nacional — um código oficial brasileiro, no qual estão inscritas fórmulas farmacêuticas estáveis, oficiais e reconhecidas internacionalmente.

O profissional habilitado que indicou o medicamento pode descrever a formulação, especificando detalhes sobre a posologia e modo de uso. Esse tipo de medicamento é bastante singular, pois sua produção é realizada a partir das necessidades específicas de uma pessoa. Dentre os diversos benefícios que essa singularidade traz, destaca-se o menor risco de complicações que poderiam aparecer devido a alergias ou intoxicações.

Na medida certa para cada paciente

Além disso, o paciente pode escolher o material do medicamento, podendo ser consumido como xarope, goma, cápsula, entre outros. É possível optar, também, por sua cor, o que auxilia quem precisa ingerir diferentes tipos de remédios todos os dias.

Outra maneira de auxiliar essas pessoas é a possibilidade de juntar vários medicamentos em uma única unidade. Se a pessoa toma 4 comprimidos diferentes todos os dias, por exemplo, é possível que ela junte todos os medicamentos e tome apenas um! Dessa maneira, o remédio manipulado pode ajudar na sua adesão pelo paciente.

Medicamento mais em conta

Uma grande vantagem do remédio manipulado é seu preço, que é mais barato — podendo custar até 50% a menos que os industrializados —, com a mesma qualidade e ação no organismo.

Remédio fitoterápico

O remédio fitoterápico é um tipo de remédio manipulado, produzido a partir do extrato de plantas medicinais, em formas variadas: suco, óleo, pó, cera, entre outras. Sua eficácia é comprovada, uma vez que os fitoterápicos vêm sendo utilizados há milhares de anos no tratamento de diversas doenças.

Remédio industrializado

Sua produção em grande escala

O remédio industrializado é produzido em grande quantidade, por empresas que possuem maquinários específicos. Existem situações em que não há como produzir alguns desse medicamentos por manipulação, devido à falta das tecnologias necessárias nas farmácias.

A possibilidade de produção em lotes, com milhões de unidades cada, torna o nível de produção bem mais elaborado nas fábricas. Com isso, suas dosagens são feitas para uma população geral.

Proteção por patente

Quando são medicamentos novos, os industrializados podem ser protegidos por patente. Nessa situação, eles têm um tempo estipulado para que sua comercialização só possa ser realizada pela empresa que o criou. Sendo assim, não há como ele ser produzido a partir da manipulação.

Agora que você está consciente das principais diferenças entre remédio manipulado e remédio industrializado, analise qual é o melhor para sua situação em conjunto com seu médico ou profissional habilitado. 

O que você achou do post? Já teve experiência com remédio manipulado? Conhece outras diferenças entre remédio manipulado e industrializado? Compartilhe com a gente suas respostas e opiniões logo abaixo, no espaço para comentários!

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *