Você sabe o que é homeopatia?

Tempo de leitura: 3 minutos

A homeopatia é a especialidade médica que consiste no tratamento do desequilíbrio humano que se transforma em doença. Essa área da medicina trabalha com alguns conceitos que trazem poderes curativos e preventivos, podendo atuar em diversos tipos de doenças. Muitas pessoas que já estão cansadas de tomar remédios convencionais sem resultado optam pela homeopatia, que visa equilibrar o organismo humano por meio de elementos naturais.

No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é a homeopatia e como os remédios manipulados com substâncias naturais podem curar. Acompanhe!

O que é homeopatia

A homeopatia é uma área da medicina que conta com a diluição de remédios que são tomados em pequenas porções para equilibrar o corpo. No Brasil, a homeopatia tornou-se especialidade médica em 1980, quando foi aceita pelo Conselho Federal de Medicina. A Organização Mundial da Saúde a categoriza como tratamento alternativo.

Os homeopatas acreditam que, quando se tem uma doença, todo o corpo está em desequilíbrio por uma razão, e a homeopatia vem para trazer de volta a harmonia.

São quatro princípios básicos utilizados:

  1. Lei dos semelhantes: acredita-se que um elemento que pode fazer mal a uma pessoa saudável pode curar quem sofre do mesmo mal quando diluído. Ou seja, se uma substância causa vômitos e diarreias em alguém saudável, em doses homeopáticas pode curar quem sofre desse mal.
  2. Experimentação na pessoa sadia: os medicamentos homeopáticos são testados em pessoas sadias para que os médicos especialistas possam avaliar as doses que serão recomendadas para os doentes.
  3. Doses infinitesimais: é o processo de diluição da substância em questão e agitação do frasco, para que as propriedades latentes sejam despertadas.
  4. Princípio do medicamento único: esse princípio dita que o paciente deve tomar o medicamento homeopático que contenha o maior número de estimulantes para seus sintomas.

Para que usá-la

A homeopatia pode servir de tratamento principal, no caso de doenças crônicas, como asma e rinite (sempre com orientação médica), ou tratamento complementar, no caso de enxaquecas, alergias, ansiedade, depressão. Até a tensão pré-menstrual (TPM) pode ser tratada por medicamentos homeopáticos.

Como o medicamento homeopático age

Feito o diagnóstico, o médico homeopata realizará a composição do medicamento a fim de restaurar o organismo e fazer com que ele volte ao seu aspecto natural, saudável. Por isso, são extraídas mais de duas mil substâncias de origem animal, vegetal  e mineral, que são diluídas nos frascos e prometem estimular o sistema imunológico, fazendo com que a energia corporal se restabeleça, fazendo dele um tratamento preventivo e curativo para as doenças citadas anteriormente.

Quais são os mitos que rondam a homeopatia

Por ser assunto polêmico, falar em homeopatia pode lembrar alguns fatos que já foram comprovados como mitos pelos médicos homeopatas, como:

  • Pode ser usada à vontade: a homeopatia deve ter suas doses com administração recomendada pelo médico.
  • Seu efeito é placebo: a crença da cura não é o que faz a homeopatia funcionar. Pesquisas apontam resultados positivos em pessoas que passam pelo tratamento.

A homeopatia pode ser um tratamento alternativo em uma série de doenças e ser a responsável pela cura de grande parte delas. Essa técnica envolve todo um processo que respeita o corpo humano e o ajuda a se restabelecer como um todo, diferentemente dos medicamentos comuns, que podem tratar uma doença e gerar outra. Vale a pena consultar um médico e saber mais sobre o que é homeopatia e se esse é o tratamento indicado para você.

Gostou do conteúdo? Que tal deixar seus amigos informados sobre homeopatia compartilhando este post em suas redes sociais?

Sobre Blog Farmácia Benetton

Desenvolvido especialmente para atender dúvidas e dar dicas quanto à linha de medicamentos do setor magistral, produtos cosméticos, fitoterápicos, homeopatia, suplementos, nutracêuticos e muito mais!
Com o objetivo de transformar problemas em soluções, por meio de um relacionamento adequado, e provendo a satisfação que extrapola a função meramente comercial de venda de medicamentos para a nobre função de prestar um serviço de excelência nasce com alegria o blog Farmácia Benetton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *